Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

FAMATO MARCA PRESENÇA EM SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DO CAR DIGITAL

FAMATO MARCA PRESENÇA EM SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DO CAR DIGITAL

Foto: Divulgação

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pelos diretores Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro), participou da solenidade de lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Digital em Mato Grosso. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (27/03), no Palácio Paiaguás.

O CAR Digital representa uma significativa evolução no processo de cadastro, agora totalmente automatizado e baseado na tecnologia de imagens de satélites. Essa inovação promete fornecer mais agilidade ao produtor rural, simplificando o acesso ao cadastro aprovado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

O Decreto n°. 780/2024, que regulamenta o procedimento de análise automatizada do CAR Digital, foi assinado pelo governador Mauro Mendes e pela secretária da de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, sinalizando o comprometimento do estado com a implementação efetiva do sistema.

De acordo com a SEMA, em todos os 142 municípios mato-grossenses, 121.240 cadastros são elegíveis. A expectativa é que esse número salte de 9.186 mil cadastros aprovados, apenas 16% da área cadastrável em Mato Grosso, para 51.470 mil até março de 2025.

O diretor Ronaldo Vinha ressaltou a importância dessa mudança para os produtores rurais do estado: "O CAR é uma ferramenta hoje necessária ao produtor e com esse avanço do CAR Digital acreditamos em uma maior agilidade para que isso se concretize. O CAR é de suma importância porque o produtor usa ele em todas as suas negociações", pontuou.

O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer; presidentes de Sindicatos Rurais, Ledequias Fernandes (Rondolânda) e Melquiades de Bastiani (Nova Ubiratã); bem como as analistas técnicas, Tânia Arévallo (Meio Ambiente) e Anny Dornelles (Assuntos Fundiários), também estiveram presentes.
 
 
Sitevip Internet