Imprimir

Imprimir Notícia

20/03/2024 - 11:13

Presidente do TCE expõe falta de saneamento em cidade de MT e diz que crianças bebem água contaminada

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, nesta terça-feira (19), voltou a abordar um tema muito sensível para todos, que é o saneamento básico na cidade de Barão de Melgaço (a 110 km de Cuiabá), em que crianças que frequentam escolas e creches daquela cidade têm consumido água contaminada em meio à falta de água potável no município. Ele afirmou que integrantes da autarquia constataram os problemas in loco, até mesmo na Prefeitura Municipal.

“Barão de Melgaço é uma cidade onde as crianças de creche bebem água contaminada. Em Barão de Melgaço não tem tratamento de água. Ele é o único município que está dentro do Pantanal jogando todo o seu esgoto in natura dentro do Pantanal. É algo inadmissível”, disse o conselheiro em entrevista nesta terça-feira (19).

“Nós mandamos o Tribunal de Contas analisar a água de Barão de Melgaço e nós fomos nas creches, fomos nas escolas. A água da prefeitura é contaminada, de creche de crianças de dois, três anos, contaminada com o esgoto da cidade, então não dá para se aceitar”, completou.

O conselheiro disse que a discussão que o Tribunal se propõe a fazer vai muito além de julgar as contas dos municípios que não conseguem caminhar com as próprias pernas, mas, sim, ao contrário, ao contrário, vai muito mais além. “É discutir como aquele município pode caminhar com as próprias pernas”, pontuou.
Ele afirma que esse é um dos pontos de partida para motivar políticas públicas que gerem qualificação e oportunidade de emprego nas cidades de Mato Grosso. “É obrigação do Tribunal propor políticas públicas”.

A cidade de Barão de Melgaço tem a menor renda média da população mato-grossense, com R$ 200,00. O valor é 13 vezes menor do que o observado em Primavera do Leste, com renda de R$ 2.776,00, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Social de 2023.

Fonte:
https://omatogrosso.com/politica/presidente-do-tce-expoe-falta-de-agua-potavel-em-cidade-de-mt-e-diz-que-criancas-bebem-agua-contaminada/
 
 Imprimir