Imprimir

Imprimir Notícia

26/01/2024 - 14:41

Blocos carnavalescos de Chapada recebem aporte financeiro; Veja programação dos desfiles

No propósito de garantir diversão aos foliões de várias regiões do estado de Mato Grosso durante as festividades carnavalescas, e de valorizar a tradição e resgatar os antigos carnavais, a Prefeitura de Chapada dos Guimarães, com apoio de seus parceiros e patrocinadores, vai conceder apoio financeiro aos tradicionais blocos de ruas.

Ao todo, 14 blocos foram contemplados com o recurso de R$ 100 mil. Para receber parte deste recurso, os blocos tiveram que apresentar seus projetos, para que fosse avaliado a necessidade de cada um.

Segundo o secretário municipal de Governo, Gilberto Mello, o dinheiro não é público. O recurso foi obtido junto aos parceiros do evento. Ele afirma que com o aporte financeiro os blocos poderão organizar seus desfiles, garantir apoio com estrutura e logística, além de produzirem seus respectivos abadás e samba enredo.

“A Prefeitura buscou os parceiros do evento e conseguiu arrecadar esse apoio de R$ 100 mil para os blocos. A ideia é incentivar, principalmente, blocos carnavalescos tradicionais, formados por cidadãos e foliões que não contam com recursos para organizar seus desfiles, como é o caso dos blocos ‘Bafo da Onça’ do bairro São Sebastião, e do ‘Unidos da Aldeia”, do bairro Aldeia Velha. São blocos que se não tiverem nenhum apoio, não conseguem colocar seus blocos na rua”, explicou Gilberto.

Após as festividades carnavalescas, os blocos terão um prazo de 30 dias para prestação de contas dos repasses recebidos, sob pena de ficarem com restrição junto à Secretaria Municipal de Cultura, e não receberem suporte financeiro no próximo ano.


“Fomentar o lazer do nosso povo é também respeito aos nossos munícipes e foliões. O município de Chapada dos Guimarães realiza um grande esforço para apoiar esta linda manifestação de alegria,  fomento à cultura e a tradição popular”, ressalta o prefeito Osmar Froner.

Folia e economia

Além de garantir que esse tipo de iniciativa proporcione entretenimento aos seus foliões, o evento também deve impulsionar a economia da cidade, e gera  boas expectativas aos empreendedores. Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapada dos Guimarães - CDL, Kaique Fonseca, as projeções para os dias de festividade indicam aumento no faturamento.

“Estes eventos fomentam nossa economia. Quando temos shows nacionais, a tendência é de aumento no movimento de toda a cadeia produtiva do município, como os hotéis, bares, supermercados, restaurantes, e demais setores. Além de fomentar os negócios imobiliários e locação de imóveis”, disse Fonseca.


O presidente da CDL também ressalta que a expectativa é que os eventos consigam reverter o quadro dos prejuízos causados pelas interdições no Portão do Inferno. Segundo ele, em condições normais da rodovia MT-251, a taxa de ocupação de hotéis seria de 100%.

“Mesmo diante dos reflexos negativos ocasionados pelas questões do Portão do Inferno, as festividades carnavalescas devem elevar a economia, e esperamos que a ocupação da hotelaria fique em torno de  60%.

Rodovia MT-251

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), entre os dias 9 e 14 de fevereiro não haverá interdições ao longo da rodovia MT-251, sendo permitido o tráfego de veículos leves 24 horas por dia.

Programação dos blocos

Os desfiles dos 14 blocos carnavalescos vão ocorrer nos dias 10 e 11 de fevereiro, sábado e domingo, respectivamente. Os foliões vão percorrer as principais ruas do centro da cidade, sendo elas: Avenida Dr. Penn Gomes, avenida Fernando Corrêa da Costa e rua Cipriano Curvo.

Shows nacionais

Além dos desfiles dos blocos, pela primeira vez, o Carnaval de Chapada dos Guimarães traz na sua programação shows regionais e shows nacionais, em quatro dias de folia. A programação dos shows será divulgada no próximo sábado (27).

Sábado - 10 de fevereiro

14h00 - Bloco Automotivo
14h40 - Apae e Feliz Idade
15h20 - Unidos da Aldeia Velha
16h10 - Rotary Samba
17h00 - Beijo Me Liga
19h30 - Bafo da Onça
20h20 - Vai Quem Quer
21h00 - Leva Pra Benzê

Domingo - 11 de fevereiro

14h00 - Confraria do Bode
15h00 - Farofa Cuiabana
17h00 - Anta Baleada
17h40 - Me Guenta
19h30 - Quem Me Viu Mentiu
 
 Imprimir