Segunda-feira, 20 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Belezas de Mato Grosso e do Mundo

ECOTURISMO

Bela Oyá Pantanal marca presença na segunda edição do Inspira Bonito

Bela Oyá Pantanal marca presença na segunda edição do Inspira Bonito

Foto: Reprodução

Em busca de aperfeiçoar a rota do afroturismo no Pantanal sul-mato-grossense, a Agência Bela Oyá Pantanal marcou presença na segunda edição do Inspira Ecoturismo, em Bonito. Realizado de 16 a 20 de maio, o evento de importância nacional reuniu mais de 600 pessoas, com participação de profissionais de 22 estados brasileiros.
 
Para a diretora da Bela Oyá Pantanal, Thayná Cambará, o momento foi oportuno para aprendizado e, também, veio como um farol indicativo de que o roteiro traçado, por ela junto às comunidades, é o ideal. “Como a Bela Oyá é a primeira agência de afroturismo no MS, aqui, no evento pude ter contato com profissionais que atuam junto à comunidades e, também, do ecoturismo. Com toda a troca de conhecimento, pude avaliar o quanto estamos dentro desse cenário e alinhado com o mercado. Nas falas que ouvi e das trocas que participei, senti que trazemos reflexões pertinentes dentro do nosso trabalho nesse intuito de fomentar o turismo de experiência, a imagem das comunidades perante as pessoas que desembarcam em Corumbá”, pontua.
 
Outro ponto alto do Inspira Ecoturismo que a empreendedora pontua é a questão do fortalecimento nacional das redes de trabalho. “Na rodada de negócios em que conversei com profissionais que atuam com o ecoturismo no Brasil afora, foi interessante abordar sobre a figura desse viajante que está em busca de experiência e como alguns fatores são determinantes na escolha do destino feita por ele”, pondera ela que traz na bagagem uma lista de prioridades como, “conectar pessoas, desenvolvimento local, protagonismo, geração de renda nas comunidades, estímulo à cadeia produtiva, sustentabilidade, são pontos chaves, também, de decisão desse viajante porque ele não quer se transformar, ele busca direta ou indiretamente colaborar com essa cidade e comunidade em que esteve”.
 
Promovida na quinta-feira (18), a Rodada de Negócios funcionou como um intercâmbio entre empresas operadoras e agências de ecoturismo de todo o Brasil com as empresas do trade, dentre elas, hotéis, pousadas, atrativos e agências receptivas especializadas em roteiros de turismo de experiência. “Foi o encontro entre quem compra os serviços e quem oferta, localmente, os circuitos de turismo de base sustentável.  Na prática, nos inscrevemos para participar desta rodada em que tivemos contato com 12 empresas para fazer a chamada ‘rodada de negócios’ e assim tratar sobre pacotes, roteiros, passeios, entre outras demandas do destino. Trabalho que seguiu no propósito de networking e, claro, negociações em busca de acordos que aproxime os viajantes do que há de mais atual no setor”
 
Roteiro para conectar - O Inspira Ecoturismo é um evento voltado para promover o conhecimento, oportunidade e conexões com referências da área, de modo a fomentar o empreendedorismo, a inovação e os negócios nas atividades turísticas com vocação para o turismo de base sustentável.
 
Bruno Wedling, diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) garante que o evento veio para ficar no Mato Grosso do Sul, pois “mostra a capacidade do Estado não somente de entregar experiências inesquecíveis, mas, também, como um modelo de realização de evento, segmentado, com alta qualidade”.
 
Somado a tudo isso, o cenário do turismo no Estado tem demonstrado estar em expansão, algo que tem deixado Bruno otimista, “por ver novas agências surgindo, agora, como a do afroturismo. Estou muito feliz desse início de trabalho da Bela Oyá Pantanal, os roteiros que já tem formatados, pois Corumbá precisa disso para diversificar o leque de experiência aqueles que chegam na cidade e, espero apoiar e ajudar a potencializar a divulgação desse novo segmento alinhado a natureza, ao Pantanal”.
 
Mais do que o ato de viajar em si, o afroturismo é a ponte que nos reconecta à parte das histórias e das culturas que se mantêm vivas em nosso Brasil. Uma vertente que destaca o protagonismo negro, proporciona um ambiente acolhedor aos viajantes negros e, principalmente, garante que pessoas de todos credos e raças possam expandir seus horizontes dentro de um destino turístico que em seu contexto de fundação guarda riquezas (culturais, religiosas, gastronômicas e de identidade) que sem um olhar mais apurado poderia passar despercebido.
 
Aos interessados em conhecer um pouco mais do trabalho da agência da Bela Oyá Pantanal tem desenvolvido basta acompanhar o Instagram @belaoyapantanal.
 
Sitevip Internet