Em seus trabalhos realizados ao longo de 8 anos pelo Mato Grosso, talvez esse seja o que mais mostra o importante trabalho que Instituto de Ecoturismo Sustentável de Mato Grosso (IESMT) vem realizando na abertura de novos atrativos turísticos em Mato Grosso. Patrik, que é proprietário da agência de Turismo MT EXTREMO e do IESMT, conta que ao longo dos últimos oito anos o instituto IESMT tem desempenhado um papel importante para o desenvolvimento do ecoturismo mato-grossense, e cada vez mais tem desempenhado um papel importante na abertura de novos atrativos voltados para o ecoturismo regional, buscando incentivar e auxiliar os proprietários de fazendas e sítios que geralmente possuem atrativos naturais com potencial de desenvolvimento turístico.
O IESMT tem desenvolvido um trabalho de consultoria do zero a abertura completa para a visitação regular, aplicada dentro das normas ABNT NBR e ISO. O IESMT já tem uma longa lista de trabalhos importantes realizados tanto para abertura quando direcionamento foi assim no Circuito de Cachoeiras Águas da Mata em Campo Verde e vários outros atrativo atualmente em funcionamento e não seria diferente no Recanto Ecológico do Bugio. Patrik que é diretor do Instituto iniciou os trabalhos no Recanto Ecológico do Bugio logo que recebeu o 10 contato dos proprietários Alessandro Ribeiro e Yohani Dominik, que adquiriram essa propriedade onde toda sua atividade era voltada para a pecuária. Logo nas primeiras visitas técnicas realizadas em conjunto com os proprietários surgiu o interesse em desenvolver uma atividade alternativa, o Ecoturismo sustentável e ecológico, com trilhas, cachoeirismo e rapel.
Uma virada de chave estratégica que alia Turismo Ecológico e Educação Ambiental. Patrik nos conta em 1a mão que após quase 30 dias de um trabalho minucioso realizado por ele pelo Glauber parceiro de trabalho que compõe a equipe do Instituto, a trilha se encontra totalmente aberta e inaugurada, mas pondera que todas as visitas são feitas com o acompanhamento de guia de turismo já credenciados, agencias e condutores de turismo. Por se tratar de um local natural e preservado o instituto entende que não é possível que a trilha seja realizada de forma autônoma inclusive é obrigado o uso de EPI (perneiras) para evitar qualquer tipo de incidente com animais silvestres no local, a propriedade já fornece o equipamento!
Também nos conta com entusiasmo que logo mais será realizado uma capacitação técnica para guias condutores e agencias interessadas em realizar atendimento no atrativo.
Uma curiosidade sobre o nome escolhido para o local, Patrik conta que em sua primeira visita realizada em conjunto com o proprietário Alessandro os mesmos estavam contemplando o Mirante quando deram de cara com um Macaco Bugio que estava procurar frutos ali no mirante e topo da cachoeira, foi daí então que surgiu a ideia do Nome Recanto Ecológico do Bugio, Cachoeira do Bugio e Mirante do Bugio, uma homenagem a esse primata que estava desempenhando o papel de guardião desse local. Patrik conta ainda que a ideia dos Proprietários Alessandro Ribei - ro e Yohani Dominik, é que esse refúgio ecológico seja frequentado apenas por pessoas que amem e estejam em busca de uma conexão real com a natureza, criando um por isso cada detalhe foi pensando justamente para criar um ambiente onde pessoas e natureza possam viver em completa harmonia.
A equipe do IESMT, que é totalmente apaixonado por natureza e pela preservação topou o desafio e tornou o local mais um atrativo com visitação e trilhas de ecoturismo, atrelado a sustentabilidade e a preservação. E hoje já temos a disposição mais um superatrativo cheio de Cachoeiras, Pocinhos, Piscinas Naturais para banho e um mirante que tem uma das vistas mais lindas de Jaciara. Que proporciona um cenário exuberante para fotos. É possível encontrar o Recanto Ecológico do Bugio no Instagram com o @recantoecologicodobugio e também acompanhar com detalhes o trabalho realizado pelo Patrik e pelo Glauber no Wagner Patrik @iesturismo .