Segunda-feira, 20 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Belezas de Mato Grosso e do Mundo

PREVENÇÃO EM CARTAZ

Autor cuiabano traz depressão e ansiedade para os palcos

Autor cuiabano traz depressão e ansiedade para os palcos

Foto: Reprodução

Há quantas formas de se ensinar? Certamente, as respostas a essa pergunta seriam inumeráveis. E, por este motivo, o escritor Alan Barros está lançando a peça de teatro “Tô Off! E agora?”. Por meio da arte, Barros pretende alertar as pessoas sobre a importância de se falar sobre ansiedade e depressão e, principalmente, mostrar que existe uma saída.

O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de maio no Cine Teatro Cuiabá e será aberto exclusivamente para alunos da rede estadual de ensino. Ao todo, espera-se cerca de 1.500 espectadores, que serão escolhidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a partir de um monitoramento, que definiu as unidades mais sensíveis ao tema.

Todo trabalho teve o apoio financeiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio de uma emenda parlamentar do deputado Carlos Avalone. Dirigido por Paulo Fábio, o espetáculo tem como dramaturgo Sérgio Lima Sampaios e os atores: Hudson Ferreira como o protagonista Arthur; Rodrigo Marques como Paulo – pai de Arthur; Aline Fauth como Ana – mãe de Arthur; Helouise Fransolin como Alice – amiga de Arthur; e, João Marimon como  Carlos – amigo de Arthur.

Segundo Barros, será apresentado o projeto piloto e a expectativa é ampliar o número de apresentações em um futuro próximo, sempre buscando teatro estruturados para que os alunos tenham a oportunidade de ter acesso aos espaços de culturais e produções profissionalizadas. “ É a oportunidade de tirar momentaneamente aquele adolescente do pátio da escola e transportá-lo para um outro universo, o da cultura, porque eu realmente acredito que a Cultura salva vidas. Ao tirar aquele aluno do ambiente comum de convivência conseguimos despertar nele muitas outras sensações e ele absorve muito mais”, afirma.

 

O espetáculo

 Desde que começou o seu trabalho com o tema Depressão e Ansiedade, Alan Barros tem usado diferentes recursos para trabalhar com diferentes grupos. Ele começou com o lançamento do livro “Tenho Depressão". E agora?” e depois seguiu uma carreira como empreendedor social e promotor de eventos voltados à saúde mental. Assim, ele coleciona diferentes formas de diálogo, passando pelos informais TalkShows, nos quais traz especialistas e pessoas da área de saúde para falar sobre o tema, até o Seminário Estadual de Prevenção e Pósvenção do Suicídio, voltado para professores e profissionais da área de saúde. No rol de trabalho, ainda estão abordagens mais intimistas como a do grupo de apoio, que foi idealizado e criado por ele e já atendeu milhares de pessoas.

Agora, Barros surge com um novo formato, o de teatro. A peça é baseada em experiências vividas por ele e está dividida em 4 cenas, nas quais o autor pretende desenvolver uma conversa direta com os adolescentes passando por diferentes perspectivas da depressão e ansiedade. Na primeira parte, o personagem Arthur, um adolescente em busca de tratamento, aborda a relação dele consigo mesmo, com o ambiente que o rodeia e com  as informações que chegam pela TV e pelo celular. Ele também trata de sentimentos muitas vezes não expostos a ninguém e reservados aos momentos de solidão.

Na segunda parte, com certeza a mais emocionante da peça, retrata a relação em família. A falta de entendimento, os paradigmas religiosos e até mesmo o preconceito estão presentes nas interações de Arthur com os pais.

Em seguida, na terceira cena, o foco é o ambiente escolar. Arthur se reúne com os amigos, explica o que tem, como está buscando a cura e a importância das amizades. Nos diálogos, são retratados os estereótipos associados a quem tem depressão e desmistificadas questões como a falta de responsabilidade ou descompromisso com o trabalho. Nesta parte, há uma preocupação em se esclarecer quem são os integrantes essenciais de um suporte multidisciplinar e a função que cada um dos profissionais têm no grupo.

Já na última parte, um clima de final encaminhado para o feliz. Com tratamento em andamento e obstáculos diários sendo enfrentados, nosso protagonista mostra-se otimista com o futuro e com a perspectiva de melhora constante.

 

Quem é o autor?

 Alan Barros se apresenta como empreendedor social, palestrante, porta-voz da saúde mental, mediador de cursos de capacitação, produtor de eventos e iniciou sua jornada na luta contra a depressão e ansiedade há mais de 25 anos. Quando adolescente foi diagnosticado, teve pensamentos suicidas e passou por muitas experiências e tratamentos até conseguir viver bem, mas ainda em processo de cura.

As barreiras e obstáculos enfrentados fizeram o autor identificar um propósito de vida, que estava distante da sua formação profissional naquele momento. Por este motivo, começou a estudar, especializou-se e, hoje, está focado em ajudar as pessoas que sofrem com a depressão e ansiedade a partir da abordagem em 4 dimensões: corpo, mente, espírito e tecnologia.

O seu primeiro trabalho foi o livro “Tenho Depressão. E agora?”, que segundo ele serviu como um desabado e abriu os portões para novas metas. Elas iam surgindo a partir do contato com os leitores e, assim, surgiu o grupo de apoio #Fale e os eventos voltados para população em geral e também profissionais da saúde.

Barros considera-se um estudioso em movimento, fez cursos de suicidologia (a ciência que estuda o comportamento suicida) e acredita que ainda há muito para se saber e para ser descoberto sobre o tema. Ele  acredita que os avanços em busca da cura devem ser compartilhados e as pessoas que passam pelo problema precisam saber que não estão sozinhas. “Eu falo do lugar de quem já passou por isso e sabe o quanto é difícil. Já ouvi muitas coisas e quero aqui afirmar: não é frescura, não é falta de Deus e não é falta de serviço. Precisamos falar sobre isso porque é algo sério”, explica o autor.

Em todos os seus trabalhos, Barros traz elementos de sua experiência pessoal e afirma que isso não faz ele reviver a dor. “Sinto-me vitorioso de ver que superei e desafiado em ajudar quem passa por esta situação”, conclui.

 

 Ficha técnica:

·         Paulo Fábio (Diretor)

·         Sergio Lima Sampaio (Dramaturgo)

·         Silvana Córdoba (Produtora Teatral)

·         Alan Barros (Produtor e Ator)

·         Hudson Ferreira I Ator - Arthur

·         Rodrigo Marques I Ator – Paulo (Pai)

·         Aline Fauth I Atriz – Ana (Mãe)

·         Helouise Fransolin I Atriz – Alice (Amiga)

·         João Marimon I Ator – Carlos (Amigo)

 
Sitevip Internet