O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), criticou a ausência de investimentos por parte do Governo Federal no combate aos incêndios no Estado, que sobrevive sob fumaça nas últimas, em razão dos inúmeros focos de calor e incêndios florestais em um período histórico de estiagem.
Em entrevista à imprensa, Mauro disse que não entendeu o motivo de o Governo Federal demorar tanto para discutir os grandes incêndios em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte da região Norte do país.
O chefe do Executivo Estadual lembra que seu governo investiu R$ 74 milhões em ações de combate às queimadas, que impactou diretamente no Pantanal, que este ano teve boa parte do bioma preservado.
Mauro revelou que nesta quinta-feira (19) deve ir a Brasília para uma reunião com ministros do governo e discutir ações de combate aos incêndios.
“Fui convidado, não convocado. Tenho a previsão de ir a Brasília amanhã. A reunião com o presidente Lula não está confirmada, apenas com o Rui Costa [ministro da Casa Civil]. Nós estamos investindo, esse ano, R$ 74 milhões de reais. Todas as operações começaram ainda em março para combater queimadas e desmatamento ilegal."
Questionado pelos jornalistas sobre onde estão seno aplicados os recursos no Governo Federal para combate aos incêndios, Mauro ironizou:
"Uma boa pergunta ao Governo Federal”.
A expectativa era que a reunião em Brasília ocorresse sob o comando do presidente Lula (PT). Porém, o presidente desistiu por receio de que poderia expô-lo ainda mais em meio à crise ambiental e de imagem, porque “assumiria” a calamidade do governo diante das queimadas.
Fonte:
Única News