Durante a estação das águas, temos a melhor época para avistar aves aquáticas, o belo pôr do sol e curtir a presença de mamíferos, como capivara e até cervos. A melhor época para ir ao Pantanal vai depender diretamente de como o território estará em cada período do ano. Nesse contexto, na região pantaneira não é comum a divisão padrão das estações: verão, primavera, inverno e verão. Isso porque elas se definem a depender da presença ou ausência das chuvas, que são quem realmente comandam o seu clima. Por isso, as estações conhecidas são a das águas, vazante, da seca e da enchente, cada uma delas com características próprias.
Estação das águas
Esse é o período que se estende entre os meses de janeiro a março, e se caracteriza pelo ápice do acúmulo de águas. Nessa época do ano as chuvas são intensas e se juntam com o acúmulo dos meses anteriores, inundando 80% do território. Por isso, é um momento realmente de contemplação, que impressiona pela grande quantidade de água.
Estação das vazantes
Entre abril e junho as chuvas dão uma trégua e as águas começam a escoar por meio dos córregos e rios pantaneiros. Aqui, há a formação de lagos e os peixes começam a se mostrar ainda mais ativos. Não à toa, o mês de abril é o mais indicado para quem está em busca de pescarias esportivas.
Estação da seca
Por fim, entre julho e outubro, são os meses de estação seca do Pantanal, onde as águas já estão escoadas, e o solo mais firme em muitas regiões. Esse é um momento adequado para a locomoção, que se torna muito mais facilitada entre as cidades. A exploração do território também fica muito mais simples, com muitas opções de passeios.
Estação de enchente
Nos meses de novembro e dezembro, as chuvas retornam à região, mas sem inundar completamente o território. Afinal, os períodos anteriores foram secos, e a água começa pouco a pouco a se acumular. Como mencionado, apenas entre janeiro e março é que tudo realmente vira um pântano. Conhecer a melhor época para ir ao Pantanal é uma questão fundamental na hora de programar uma viagem para a região. Afinal, ao longo do ano, a paisagem pantaneira se altera consideravelmente, trazendo características e atrativos diferentes.
De uma forma geral, são as chuvas que ditam as transformações em seu território, trazendo diferenciais em cada época do ano. Para entender qual a melhor época para ir ao Pantanal, é importante saber um pouco mais como funciona a região, bem como onde fica o Pantanal.
Essa é a maior planície alagável de todo o planeta, mesmo sendo o menor bioma do Brasil. Ele está presente nos estados de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, bem como na Bolívia e Paraguai, e é considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO. O local encanta por sua rica biodiversidade, e chega a ficar com cerca de 80% de todo o seu território totalmente inundado nas épocas de cheia. O contato com a natureza que o Pantanal proporciona é único, possibilitando o encontro com jacarés, jaús, aves aquáticas, araras, capivaras e a majestosa onça-pintada.
A melhor época para visitação é de maio a setembro, quando chove menos. Nos meses de abril a maio, quando as águas começam a baixar, a observação da fauna torna-se melhor. A época das chuvas inicia-se em outubro e vai até abril, sendo janeiro e fevereiro os meses mais chuvosos.
Para quem se pergunta sobre quando ir ao Pantanal, uma viagem para o Pantanal reserva uma aventura única, independentemente do período do ano escolhido. Afinal, a região é de uma natureza inigualável, e que oferece uma integração com o ambiente.
Os passeios pantaneiros envolvem bastante a observação do território, mas ao mesmo tempo vão muito além disso. Esse é o caso, por exemplo, das cavalgadas, que permitem uma imersão no dia a dia dos peões locais, e dos boiadeiros nos tempos antigos. Não à toa, estão entre as atividades mais procuradas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.