A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) iniciou, nesta segunda-feira (02.09), o 3º Seminário de Gestão do Conhecimento. O evento, organizado pela Escola de Governo de Mato Grosso, teve abertura realizada no auditório da OAB-MT e contou com 558 inscritos. A programação prevê a exposição de 58 pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras, voltadas às políticas públicas.
O secretário de Estado e Planejamento de Mato Grosso, Basílio Bezerra, destacou que o Seminário é consequência de uma política de incentivo à qualificação contínua dos servidores, refletindo na eficiência do serviço público e na qualidade do atendimento ao cidadão.
“Apostamos cada vez mais na capacitação específica dos servidores, possibilitando ganhos nas áreas de prestação de serviços à sociedade. Temos priorizado uma formação prática e objetiva sempre com foco em soluções inovadoras e eficientes para a administração pública estadual”, afirmou o secretário.
A adjunta da Escola de Governo, Marioneide Kliemaschewsk, ponderou sobre o papel da secretaria. “Temos colaborado por meio da organização de momentos de formação continuada do servidor público, numa perspectiva de buscar a inovação, a transparência, o planejamento e, principalmente, o desenvolvimento dos seres humanos que trabalham no serviço público”, declarou.
Após a abertura do evento, ocorreu a mesa intitulada Inovação e Eficiência por meio da Pesquisa, apontando novos caminhos para o serviço público. Participaram a consultora jurídica, Lydia Lins, e os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Alexandre Martins e Paulo de Souza.
Servidores públicos de diversos órgãos do Poder Executivo Estadual estiveram presentes, discutindo os impactos das pesquisas voltadas para melhorias na prestação de serviços à sociedade mato-grossense - Foto: Seplag-MT
Pesquisas
O seminário inclui ainda apresentações presenciais e remotas, discutindo pesquisas de servidores que usufruíram da Licença de Qualificação Profissional para realizar mestrado e doutorado. Parte da programação promove o debate sobre os estudos de especialistas em Gestão Pública com Foco na Eficiência, formados pela
primeira turma de especialização da Escola de Governo.
A analista administrativa da Seplag, Maria Tereza Wichocki, apresentou sua pesquisa que abordou a importância de usar as avaliações de políticas públicas como ferramentas de gestão e transparência na administração pública. "Sabendo do volume rico de materiais produzidos anualmente, buscamos explorar esse tema para entender melhor quais avaliações de políticas públicas são realizadas no Estado, a fim de munir os gestores públicos com ferramentas e informações para melhor prepará-los durante o planejamento e avaliação de suas Políticas Públicas, e ainda qual a contribuição dessas avaliações para transparência e participação social", afirmou a especialista em Gestão Pública.
Além dessa pesquisa, o painel contou ainda com exposição de mais cinco estudos, abordando diferentes campos da administração pública. Entre eles: A Importância da Regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Detran-MT; A Importância do Estudo Técnico Preliminar para Contratações na Administração Pública; Gestão Pública de Redução de Risco de Desastres em Mato Grosso: Perspectivas Educativas na Atuação do Corpo de Bombeiros Militar; e Gestão Estratégica na Segurança Pública: Análise de Indicadores de Esforço, Resultado e Desempenho.
Confira o andamento das apresentações das pesquisas no arquivo abaixo:
https://www.youtube.com/live/m9h0oGrIIfM?feature=shared.
Fonte:
Secom MT