O prefeito de Juscimeira, Moisés dos Santos (União), decretou situação de emergência por conta da estiagem e dos incêndios no município. A cidade não registra chuva há mais de 100 dias.
Por conta das chuvas, a cidade já vem sofrendo com desabastecimento de água, principamente nos assentamentos Santo Expedito; Geraldo Pereira de Andrade (Grupos I e II), 17 de Março, Grota Vermelha, Beleza e Pantanalzinho.
"Em consequência da Estiagem e a ação criminosa e até mesmo espontânea por parte de alguns cidadãos, ocorre inúmeros focos de incêndio na região do Município, destacando a facilidade imposta pela Estiagem juntamente a biomassa características de cerrado e do Pantanal Mato-grossense, que formam nossa flora", diz trecho da justificativa do decreto, destacando que um dos objetivos é não prejudicar o atendimento aos pequenos produtores.
O decreto da plenos poderes para a Defesa Civil atuar na conscientização da população no consumo de água e ainda no combate ao incêndio. Também prevê a dispensa de licitação para compra de equipamentos ou serviços que ocasionaram a situação de emergência.