O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) disse acreditar que a deputada estadual Janaina Riva (MDB) levará a melhor na disputa pelo cargo de primeiro-secretário nas eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT), previstas para o mês de agosto. Riva disputa com Beto Dois a Um (União Brasil) e Dilmar dal Bosco (União Brasil) pelo segundo principal cargo da Mesa.
Avallone disse que a disputa em torno do cargo é natural, faz parte do processo e que sairá vitorioso quem tiver capacidade de desenvolver o “convencimento” nos colegas. O parlamentar definiu Janaina como a mais desenvolta em articulações.
“Tudo isso é natural, um processo eleitoral. Faz parte do debate por ser as vontades internas de cada um, tem que ter o trabalho de convencimento. Eu acho que a Janaina está na frente neste processo, mas já vimos acontecer coisas do arco da velha nas eleições da Mesa Diretora”, disse Avallone.
Para o parlamentar, a disputa acirrada não causará danos para o Legislativo Estadual. Ele acredita que até o mês das eleições a Casa entrará em consenso e debaterá quais serão as propostas a serem apresentadas.
“É uma coisa natural, mas a Assembleia está muito madura hoje. As discussões estão em cima de propostas, propostas que discutem mais a divisão de poderes. Vamos chegar no consenso. Só haverá uma chapa com todo mundo junto”, finaliza.
Os deputados votam nesta semana o decreto legislativo que antecipará as eleições da Mesa Diretora do Parlamento. Conforme o regimento interno, as eleições visando os cargos da diretoria da Casa deveriam ocorrer em setembro, mas na última quarta-feira (3), os parlamentares entraram em consenso para escolher a nova Mesa no mês de agosto.
A justificativa é que caso as eleições da Mesa ocorram no mês de setembro, possa prejudicar a reta final da campanha das eleições municipais, já que dentro da Assembleia Legislativa, quatro deputados são candidatos nas eleições deste ano: Eduardo Botelho (União Brasil) e Lúdio Cabral (PT) concorrem pela Prefeitura de Cuiabá; e Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL) concorrem pela Prefeitura de Rondonópolis.
Nesta semana, o Legislativo mato-grossense realizará duas sessões ordinárias, uma na terça-feira (9) e outra na quarta-feira (10). Ainda não foi divulgado quais serão as pautas debatidas. A nova Mesa Diretora vai comandar a Casa pelo biênio 2025/2026.
Janaina Riva (MDB) e Beto Dois a Um (União Brasil) tentam o cargo de primeiro-secretário, enquanto Júlio Campos (União Brasil) e Gilberto Cattani (PL) disputam a vice-presidência.
Três novos cargos e reeleição proibidas
As eleições da Mesa Diretora deste ano passarão por mudanças, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2023, que altera a composição de Mesa Diretora da Casa de Leis e veda a possibilidade de reeleição de integrantes para o mesmo cargo.
Apresentada pelo deputado Max Russi (PSB), a PEC cria os cargos de 3º vice-presidente e do 5º e 6º secretários. Atualmente, a Mesa Diretora é composta pelos cargos de presidente, primeiro e segundo vice-presidentes e pelo primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.
O presidente da comissão de Justiça, deputado Júlio Campos (UB), explicou que a proposta não terá impactos financeiros aos cofres do Parlamento, uma vez que não estão previstas remunerações adicionais aos ocupantes dos novos cargos.
Fonte:
Única News