Sábado, 20 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

SER FAMÍLIA INCLUSIVO

No Dia do Orgulho Autista, a primeira-dama de MT destaca avanços na inclusão em MT

Atualmente, 6.676 pessoas contam com a Carteira de Identificação do Autista, um investimento de R$ 158.379,21

No Dia do Orgulho Autista, a primeira-dama de MT destaca avanços na inclusão em MT

Otávio Pereira Paula da Silva (violinista) é autista. Na foto ele está acompanhado de sua mãe, Jucelina Pereira da Silva, e a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

Foto: Jana Pessôa

Nesta terça-feira (18.06) é celebrado o Dia do Orgulho Autista, com a finalidade de promover a neurodiversidade e aumentar a conscientização sobre o autismo. A data foi criada em 2005 para fortalecer o combate ao estigma associado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Mato Grosso, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, idealizadora do programa Ser Família Inclusivo, fortaleceu a luta contra as resistências em relação ao TEA.

Para Virginia Mendes, lembrar a data ajuda a reconhecer e valorizar as diferenças individuais e as habilidades únicas das pessoas autistas.

“Não podemos focar nas dificuldades e nos desafios enfrentados por essas pessoas. Ao invés disso, temos que comemorar suas conquistas. Vamos refletir sobre quantas pessoas terão oportunidades se houver uma união de esforços para romper as barreiras impostas”, explicou.

A primeira-dama do Estado lembrou das ações implantadas em Mato Grosso. Segundo Virginia Mendes, o que a sociedade precisa compreender é que as pessoas com TEA só precisam ser aceitas e compreendidas.


A primeira-dama Virginia Mendes | Foto: Jana Pessôa/Unaf

“Essa é uma forma poderosa de promover a inclusão, aceitação e valorização das pessoas autistas, reconhecendo suas contribuições e respeitando suas diferenças”, enfatizou.

Em pouco mais de cinco anos, o Governo do Estado, motivado pelos projetos apresentados pela primeira-dama Virginia Mendes, já avançou nas conquistas. Atualmente, 6.676 pessoas contam com a Carteira de Identificação do Autista, um investimento de R$ 158.379,21. No Cridac foi implantado o espaço SER Família Sensorial, com recursos do último Bazar VEM SER Família Solidário.

A parceria entre o SER Família Inclusivo e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) resultou no projeto Autismo na Escola, idealizado pela psicóloga Érica Rezende e pelo Dr. Enã Rezende, além do programa de Equoterapia. Outro projeto abraçado pelo Governo, a partir da articulação da primeira-dama Virginia Mendes, em parceria com a senadora Margareth Buzetti e o Cuiabá Esporte Clube, é o Camarote SER Família Inclusivo na Arena Pantanal.

“Temos muito a fazer, por isso, tenho o compromisso de trabalhar cada vez mais com amor e dedicação para garantir um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos. Que possamos construir um mundo mais justo, onde todos possam sentir de fato a superação, esperança e respeito que merecem. Agradeço o Governo de Mato Grosso e as parcerias que abraçaram essa causa”, disse Virginia Mendes.

Fonte: Secom MT
 
 
Sitevip Internet