Sábado, 20 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

Agro.ind: Startup desenvolve aplicativo que digitaliza controle de fermentação e otimiza processo da Barralcool

Processo manual tem um ciclo que dura em torno de 11 horas para ser atualizado; solução criada pela Sense Up atualiza as informações em tempo real

O programa de inovação aberta Agro.ind, uma iniciativa do Instituto Senai de Tecnologia por meio do Senai Hub, finalizou mais um projeto desenvolvido dessa vez pela startup Sense Up, atendendo a demanda da Barralcool, agroindústria mato-grossense.

O projeto apresentado pela Sense Up tem como objetivo resolver um dos desafios propostos pela Barralcool durante sua participação no Agro.ind, que é falta de processos digitalizados entre a produção e o controle de qualidade. Neste sentido, a startup criou um portal e aplicativo para tablet que permite que o processo de controle de fermentação seja feito digitalmente de ponta a ponta.

O aplicativo otimizou o processo, que manualmente leva em torno de 11 horas para o envio de formulário de um ciclo completo. Com a solução, todas essas informações são feitas em tempo real.

Para se ter uma ideia da importância do projeto de digitalização, o supervisor de Produção de Etanol da empresa, Bernardo Schunke França, destacou que 70% dos insumos gastos de uma indústria sucroalcooleira são recursos direcionados à fermentação e destilaria.

“A grande questão é que a fermentação e a destilaria são os maiores consumidores de insumos, ou seja, 70% dos insumos gastos da indústria sucroalcooleira vai para o departamento de fermentação e destilaria. Por isso a preocupação de ter um processo redondo, ajustado, com o tempo de atuação no presente e não no passado”, disse Bernardo.

De acordo com o representante da SenseUp, Isaac Pereira, a solução criada trata-se de um ecossistema de integração entre as informações coletadas. Isaac explicou que além da agilidade das informações, o aplicativo também evita o preenchimento de informações incorretas, que de forma manual pode ser comum.

“Neste processo a gente encontrou muitas oportunidades tanto de melhorar o formulário e a forma como o operador de fermentação trabalha, quanto a gente conseguiu pular algumas ações manuais que o controle de qualidade tem, como por exemplo o cálculo que se fazia do volume visual. Hoje a gente consegue trazer um cálculo feito dentro da aplicação e o resultado já sai integrado”, disse Isaac.

Por fim, a Barralcool se mostrou interessada em implementar a solução, que está integrada com o conceito de tecnologia e inovação que a empresa tem buscado implementar.

“O projeto com a Sense Up em especial representou bem a ideia do programa Agro.ind, onde você cria uma prova de conceito. O processo manual de controle de fermentação serviu por muitos anos, mas agora a gente precisa dar um próximo passo, que é agilizar essas informações. Agora queremos colocá-lo em prática”, finalizou Bernardo.

O programa

Lançado em maio de 2023 pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), o programa Agro.ind tem como missão levantar desafios de agroindústrias e buscar soluções de startups de todo o país.

Nesta primeira edição, 13 startups do país foram selecionadas para desenvolverem e testarem soluções aos 19 desafios das sete agroindústrias de Mato Grosso parceiras do programa: Agro Amazônia, Barralcool, Destilarias Novo Milênio, Fiagril, Natter Âmbios, ROOT BR e TRC.
 
Sitevip Internet