Sábado, 20 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

ORGANIZAÇÃO

Semáforos em Campo Novo do Parecis trazem mais segurança e organização para o trânsito

O crescimento do número de veículos no município de 2017 a 2024 foi de 54.58% .

Semáforos em Campo Novo do Parecis trazem mais segurança e organização para o trânsito

Foto: DECOM

Diversos estudos comprovam a efetividade dos dispositivos na redução de acidentes, especialmente em cruzamentos com alto fluxo de automotores e pedestres. Em Campo Novo do Parecis não foi diferente. Instalados em maio de 2023, os redutores já apresentam uma diferença no número de colisões, de 54 para apenas 05, os dados são de 2024 e 2017 respectivamente no mesmo mês de comparação.

Os semáforos inteligentes oferecem um trânsito mais fluido, diminuem os congestionamentos e o tempo de espera. Quando aliados às faixas de pedestres, garantem uma travessia segura, facilitando inclusive a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Anualmente, o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) realiza um mês de campanha educativa, mas garante que a segurança no trânsito é um compromisso de todos. “Sejam motoristas, ciclistas ou pedestres, todos são responsáveis pela sua e pela segurança de outros. Apesar das campanhas educativas, como o Maio Amarelo, posso afirmar que depois da instalação dos semáforos, houve uma redução numerosa de acidentes, além de toda organização do trânsito proporcionada por essa tecnologia. Dificilmente há colisões e capotamentos na cidade ”, afirmou o Diretor do DMTU Rodrigo Ferreira dos Santos.

Podemos analisar algumas categorias com dados para ambos os períodos:

Abalroamentos (impacto violento):
  • 2017: 38
  • 2024 (até junho): 20
  • Variação: Redução de 95%

Colisões:
  • 2017: 54
  • 2024 (até junho): 05
  • Variação: Redução de 90,7%
Os semáforos foram um investimento da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis para organizar o trânsito, evitando colisões, conflitos e atropelamentos. “Observamos que com o crescimento do número de veículos, íamos ter que mais cedo ou mais tarde investir em semáforos, sinalizando as vias, para que pudéssemos hoje alcançar estes resultados, garantindo segurança, cultura de respeito às leis de trânsito e comportamento responsável dos motoristas e pedestres, através deste esforço coletivo”, afirmou o prefeito Rafael Machado.

Os investimentos em passarelas elevadas também foram significativos, principalmente no entorno escolar.  

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) informou que em 2017 Campo Novo do Parecis possuía um total de 14.518 veículos. Em 2024 esse número já ultrapassa a quantidade de 31 mil veículos, comprovando a necessidade de uma sinalização para garantir a segurança nas vias. 

Juntos, podemos construir um futuro com menos acidentes e mais vidas preservadas em Campo Novo do Parecis!
 
 
Sitevip Internet