Sábado, 20 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Deputado vistoria obras de construção da Unemat em Sapezal

Wilson Santos articulou a ida da universidade para o município

O município de Sapezal (506 km de Cuiabá) já começou as obras de construção do novo núcleo da Unemat, que entra em operação no primeiro semestre de 2025. A edificação ocupa um terreno de 28 hectares, onde inicialmente estão em construção 14 salas de aula e toda infraestrutura administrativa. O investimento inicial é de 14,5 milhões por parte da Prefeitura.

Nesta segunda-feira (17), a reitora da universidade, Vera Lúcia Maquea e o deputado estadual Wilson Santos (PSD), quem intermediou as negociações para a construção da unidade, visitaram o canteiro de obras.

“Esta negociação começou no ano passado, quando recebemos a demanda através do deputado Wilson Santos, atendendo ao pedido da Câmara Municipal. Fizemos algumas reuniões presenciais e outras on-line onde fechamos a parceria com a prefeitura. O poder Executivo cedeu o terreno e está construindo este moderno prédio. Hoje, viemos verificar de perto as obras e para participar de uma nova rodada de conversas”, explicou a reitora.

“A Unemat já está finalizando o projeto pedagógico dos primeiros cursos que serão oferecidos nesta unidade com o apoio de professores de outros campi. A previsão é de que no primeiro semestre de 2025, tenhamos em funcionamento, para 50 alunos, o curso de Administração. No segundo semestre, o curso de Ciências Contábeis e em 2026, o de Engenharia Civil. Conforme as turmas forem se formando, e de acordo com a demanda local, a unidade vai crescer. A expectativa é de que este novo núcleo logo se torne um campus da Unemat para atender a região”, completou.

Relacionamento

O deputado Wilson Santos mantém relacionamento com o município de Sapezal desde 1998, quando foi o deputado federal mais votado no município. Foi ele responsável pela implantação da hidrovia Madeira/Amazônia, junto com seu irmão Wilton Santos, à época deputado estadual pelo Amazonas, além da mudança do traçado da BR-364 beneficiando toda a região. Agora, além da Unemat, o parlamentar também está levando ao município uma escola estadual com 16 salas, que ficará em frente à Unemat.

“Sou professor e sei da importância da educação para a formação de uma sociedade sólida e para o desenvolvimento econômico de uma cidade. Recebi do vereador Antônio Rodrigues, presidente da Câmara, e de seus pares, duas demandas importantes: a construção de uma escola estadual e a instalação da Unemat. A universidade já está presente no município desde 2005, com cursos parcelados, mas não tinha sua sede com cursos regulares. Conversamos com vereadores, com o prefeito, com a Unemat e finalmente a obra está em execução. Logo, teremos mais duas importantes unidades de educação estadual na cidade: a Unemat (ensino Superior) e mais uma escola estadual (ensino médio)”, disse.

“Quero agradecer o empenho do deputado Wilson, que nunca nos abandonou; da professora Vera;  do prefeito, do Governo do Estado e de todos os envolvidos. Agora, nosso município terá a Unemat de verdade. Quero dizer que além do prédio, a prefeitura já garantiu que vai repassar à universidade, todos os anos, R$ 2 milhões, e que a Câmara também fará o mesmo repasse. Anualmente, devolvemos todos os anos este montante para o Executivo como sobra do duodécimo. Queremos que este dinheiro seja revertido à Unemat”, garantiu o presidente da Câmara.
 
Sitevip Internet