Sábado, 20 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Belezas de Mato Grosso e do Mundo

Turismo

Pantanal: O paraíso dos observadores de aves e de natureza

Da Redação

18/06/2024 - 10:15 | Atualizada em 18/06/2024 - 11:19

Pantanal: O paraíso dos observadores de aves e de natureza

Foto: Amaury Santos

O Pantanal é um dos melhores locais do mundo para a observação de pássaros, e já está consolidado no roteiro dos passarinheiros que mais viajam rumo aos destinos de natureza. Os melhores períodos para o avistamento estão entre fevereiro e junho, quando a água está baixando e há uma grande concentração de aves nos corixos (canais que surgem nas cheias entre as lagoas ou rios) que estão secando, e em setembro a novembro, quando é a estação de reprodução.



A observação de pássaros tem se consolidado em Mato Grosso, o Estado tem pelo menos 10 áreas, entre as melhores do país. Estima se que existem mais de 9.000 espécies de aves identificadas em todo o mundo, e o Brasil é um dos países com maior número de espécies, registrando-se para seu território mais de 1.780 espécies, sendo mais de 650 espécies catalogadas no Pantanal.

Passarinhar é uma das atividades mais atraentes do Pantanal e pode ser feita através de caminhadas, passeios de barco, passeios de canoa etc. A duração do passeio varia de 02 a 04 horas e o melhor momento para observação de aves é ao nascer e ao pôr do sol, quando são os períodos de maior movimento da vida selvagem em geral, principalmente os pássaros. Para o fotografo Amaury Santos, o Pantanal tem se destacado na arte de contemplação de aves e pássaros, e acaba atraindo também fotógrafos experientes, com garantia certa de boas imagens.



Os atrativos são inúmeros, a vegetação exuberante, a diversidade de sons, cores vibrantes e a abundância de vida, se juntam para criar um dos cenários mais espetaculares do Pantanal: a coexistência de centenas de espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, artrópodes, e toda a flora, convivendo na mesma região. De longe, o vertebrado mais comum que você encontrará em sua visita no Pantanal são as aves. Em um estudo recente, pesquisadores revisaram a lista de aves do Pantanal, considerando somente a planície alagável, e encontraram um total de 463 espécies de aves, sendo que 117 destas são consideradas em perigo num status estadual ou nacional, e 9 delas estão na lista global de espécies ameaçadas. É importante lembrar que a riqueza de espécies varia de acordo com as estações do ano (cheia e seca).

Uma estadia típica de cinco dias e quatro noites geralmente possibilita a chance de observar entre 180 e 200 espécies diferentes de aves.



A observação de aves no Pantanal é boa durante o ano todo. A maioria das aves são residentes, e muitas se movimentam dentro do Pantanal de acordo com o nível da água. Os melhores períodos estão entre fevereiro e junho, quando a água está baixando e há uma grande concentração de aves nos lagos que estão secando, e em setembro a novembro, quando é a estação de reprodução. É importante lembrar que de julho a outubro é a alta estação no Pantanal, assim, as reservas devem ser feitas com boa antecedência.
 
 
Sitevip Internet