Sexta-feira, 12 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Meio Ambiente

MÊS DO MEIO AMBIENTE

Caminhada ecológica reúne colaboradores da construção civil em prol da sustentabilidade

Coleta de lixo e o plantio de árvores nativas fizeram parte da programação ambiental no Parque Estadual Zé Bolo Flor

Caminhada ecológica reúne colaboradores da construção civil em prol da sustentabilidade

Foto: Divulgação

Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, a MRV, empresa do grupo MRV&CO, promoveu uma Caminhada Ecológica que reuniu colaboradores da construção civil no Parque Estadual Zé Bolo Flor, no último sábado (8). O evento incentivou práticas sustentáveis por meio da coleta de lixo e promoveu a integração entre os participantes, oferecendo uma manhã repleta de atividades voltadas para a conscientização ambiental e saúde.

Os participantes exploraram o parque em um passeio guiado, equipados com sacolas biodegradáveis e luvas, com o objetivo de coletar e, posteriormente, fazer a destinação correta dos resíduos encontrados. Em 25 minutos de caminhada, seis sacolas foram preenchidas com vidros, plásticos e bitucas de cigarro.

APÓS A ATIVIDADE, UMA REFLEXÃO – Você recicla o seu lixo? De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), cada brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo por dia. Cerca de 50% desse resíduo é orgânico e pode ser destinado a compostagem ou reaproveitado para receitas de caldos ou temperos com o uso de talos, cascas folhas e sementes.

Os colaboradores também tiveram a oportunidade de plantar doze mudas nativas e frutíferas, como a Bacupari, popularmente conhecida como Pitomba, que, futuramente, além de trazer sombra, também servirá de alimento para os animais silvestres que vivem no local. 



Luiz Henrique Souto, engenheiro de segurança do trabalho na MRV, destacou a relevância dessa ação: "A Caminhada Ecológica reflete nosso compromisso com a sustentabilidade. Além de promover a integração entre os colaboradores, buscamos sensibilizar e educar sobre a preservação ambiental. O plantio de árvores é simbólico, mas de grande impacto, reforçando nossos valores e nossa responsabilidade com as futuras gerações."

NATUREZA É SAÚDE – Além dos benefícios ambientais, a iniciativa também visa promover a saúde mental. Segundo uma pesquisa do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), há uma relação direta entre o contato com a natureza e a redução dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão em adultos.



Acostumado com o ritmo do canteiro de obras, Cláudio Leite, formado em engenharia ambiental e técnico de segurança no trabalho na MRV, afirma que nunca abandonou o hábito de visitar os parques da cidade. "Fazer caminhadas já é algo revigorante, participar dessa com o objetivo de cuidar do meio ambiente, é ainda melhor!”

SUSTENTABILIDADE NO CANTEIRO – Os empreendimentos em construção Chapada das Palmeiras e Cittá Splendore foram coloridos em tons de verde com 20 mudas distribuídas aos colaboradores da construção civil.

A ação contou com palestras e atividades sobre sustentabilidade. Por meio de gincanas, a destinação correta dos resíduos foi enfatizada. O verde, amarelo, azul e vermelho dos cestos de lixo recicláveis ganharam um significado importante para os participantes.

" Aprendi muita coisa que me fez repensar minha relação com a natureza, como o hábito de reciclar o lixo, que não fazia parte da minha rotina. A melhor parte mesmo foi levar para casa mudinhas de amora e jabuticaba, que serão plantadas no quintal de casa”, afirma Bruno Alves dos Santos, colaborador da MRV.



Sobre MRV - Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.
 
Sitevip Internet