Sábado, 20 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Educação

NOVO JEITO DE ENSINAR

Seduc-MT potencializa aprendizagem de matemática com plataforma gamificada

Plataforma usa elementos de jogos no processo de aprendizado e torna o ensino mais interativo e dinâmico

Seduc-MT potencializa aprendizagem de matemática com plataforma gamificada

Foto: Rodrigo Fonseca

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) firmou uma parceria com a Plataforma de jogos gamificadas Matific, que oferece um caminho de aprendizagem personalizado e adaptativo em matemática para crianças do ensino fundamental. O objetivo da parceria é potencializar o processo de aprendizagem da disciplina nas escolas da rede estadual que ofertam do 5º ao 9º ano do fundamental.

De acordo com a Seduc, a plataforma Matific apresenta recurso pedagógico complementar capaz de tornar a matemática divertida, onde os estudantes progridem em seu caminho de aprendizado personalizado, completam as atividades atribuídas e aprendem através de práticas variadas. 

De acordo com a secretária-adjunta de Gestão Educacional (Sage), Nadine Moreira, a plataforma já está liberada para uso tanto dos professores quando dos estudantes. Segundo ela, com o uso da ferramenta, espera-se facilitar e otimizar o trabalho docente, usando para isso recursos tecnológicos oferecidos pela Matific.

“A matemática desempenha um papel crucial no pleno exercício da cidadania, sendo uma ferramenta fundamental para a compreensão e a participação efetiva na sociedade. E mesmo que muitos a percebam como um campo estritamente analítico e rigoroso, possui uma atração que pode ser tanto surpreendente quanto satisfatória”, analisa Nadine.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a ideia foi pensada com base em estudos de outros países, pois, a plataforma de jogos gamificados Matific está presente em mais de 60 países e é composta por mais de 3 mil atividades gamificadas, entre jogos, situações-problemas, planilhas e episódios matemáticos. 

“Nela, o professor poderá personalizar o processo de aprendizagem da matemática de acordo com o nível de cada estudante, proporcionando assim uma educação mais humanizada. Utilizando os mais de 600 planos de aula oferecidos pela plataforma, o professor poderá se inspirar na elaboração do seu planejamento didático, facilitando e otimizando esse processo”, completou.

De acordo com o secretário, com os relatórios de desempenho ou acompanhamento gerados pela plataforma na realização das atividades pelos estudantes, o professor contará com uma ferramenta de avaliação personalizada, que o ajudará nas avaliações diagnósticas e somativas. “Basta acessar a plataforma, se cadastrar e começar a usá-la”, finalizou.

Fonte: Seduc 
 
Sitevip Internet