Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Reconstrução de asfalto na MT-170 melhora acesso à região que possui maior caverna do Estado

Governo do Estado recuperou 100 km da rodovia, sendo que em alguns trechos já não havia mais asfalto

Reconstrução de asfalto na MT-170 melhora acesso à região que possui maior caverna do Estado

Foto: Christiano Antonucci/ Secom - MT

O acesso ao município de Curvelândia, pela MT-170, melhorou depois que o Governo de Mato Grosso recuperou 100 km do asfalto, que estava cheio de buracos. Os investimentos contribuem com o desenvolvimento econômico da região e fomentam o turismo no município, que tem a maior caverna do Estado, a Caverna do Jabuti. O local é aberto à visitação guiada. 


Caverna do Jabuti é aberta à visitação guiada - Foto: Prefeitura de Curvelândia

Tombada como patrimônio histórico em 2014, a caverna tem 4 km de extensão e, segundo pesquisadores, possui mais de 600 milhões de anos. O monumento natural fica na Serra Padre Inácio e conta com 3,6 mil metros de galerias mapeadas.

Asfalto melhorou acesso até o município - Foto: Christiano Antonucci/ Secom - MT

Ao todo foram asfaltados 100 km da via, antiga BR-174, interligando os municípios de Curvelândia, Lambari d' Oeste, Rio Branco e Salto do Céu. A obra foi entregue pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em 2022.

“As pessoas estão visitando. Tem guias de turismo. O local está caminhando e a nossa expectativa é melhorar cada dia mais, ainda mais com esse asfalto que facilita o acesso”, afirmou o prefeito do município, Jadilson Alves de Souza. 

Curvelândia também atrai turistas de várias partes do Estado no Festival do Queijo, que é realizado anualmente e tem como destaque o maior queijo frescal do mundo, com mais de 2 mil kg. 

Trecho que antes estava intrafegável agora está com asfalto - Foto: Christiano Antonucci/ Secom - MT

Antes da obra do Governo do Estado na rodovia, acidentes fatais eram registrados com frequência na região.  O trecho costumava alagar na época das chuvas por causa de lagoas que ficam às margens da via, representando risco a quem circulava pela região. Já no período de seca havia muita poeira. 

“É uma obra de grande importância e que era esperada por toda a população da região. Tinha um trecho que estava com problema e há muitos anos já não tinha asfalto. Eram registrados muitos acidentes com mortes e agora, com o asfalto recuperado pelo Governo, temos mais segurança”, destacou.


Asfalto trouxe segurança para quem trafega pela região - Foto: Christiano Antonucci/ Secom - MT

Fonte: Secom MT
 
 
 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp