Domingo, 16 de junho de 2024
informe o texto

Notícias Belezas de Mato Grosso e do Mundo

Dolina Água Milagrosa, para lavar a alma ou contemplar

Dolina Água Milagrosa, para lavar a alma ou contemplar

Foto: Wagner Patrik | Marcelo Krauze

Considerada um dos melhores pontos de mergulho de Mato Grosso, com águas que mudam de cor dependendo da época do ano, a Dolina Água Milagrosa é uma formação geológica parecida com um buraco.

A dolina é a sétima caverna mais profunda do Brasil, uma medição feita em 1998 chegou-se até 220 metros de profundidade, sem, no entanto, atingir o fundo, e sabe-se que as águas mais azuis estão localizadas há 75 metros de profundidade. Enfim, há quem diga que ela é um portal para outra dimensão.

As águas da Dolina têm duas cores predominantes, o verde e o azul turquesa, esse último perfeito para o mergulho. No período de seca, o tom da água é azul turquesa, entretanto, no período chuvoso, as águas da Dolina mudam para um tom verde esmeralda. Desse modo, para encontrar essa água azulzinha vá entre os meses de maio a setembro.

A Dolina Água Milagrosa está localizada em uma propriedade particular distante 25 km da cidade de Cáceres e há 250 km de Cuiabá. Após passar por Cáceres, o acesso é pela rodovia MT-343, km 12, direção à Barra do Bugres. Destes, cerca de 8 km são feitos em estrada não pavimentada, porém, é possível chegar com carro de passeio.
 
Trilha até a Dolina
 


Para chegar à Dolina, é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 850 metros, além de descer uma escadaria com mais de 150 degraus. No entanto, após este percurso, o visual que se tem do mirante é de tirar o fôlego. Cercada por paredões rochosos com 200 metros de altura, é considerada como um dos melhores locais para mergulho do Estado.
 
Por que água milagrosa?
 


Reza a lenda que, escravos das fazendas vizinhas lavavam suas feridas nas águas e logo estas cicatrizavam. Entretanto, outros dizem que as propriedades de suas águas são medicinais, podendo curar diversas doenças, inclusive tristeza e depressão.

Como não é possível afirmar o que de fato é verídico, uma coisa podemos deixar claro: o lugar é incrível e renova as energias. Como a profundidade da Dolina é de mais de 220 metros, o uso do colete na água é obrigatório.
 
A estrutura local
 


A Fazenda abriga uma Pousada onde é possível pernoitar, além de um restaurante de comida caseira para os que optarem por passar o dia. Além disso, todo material utilizado durante o mergulho é fornecido pelo atrativo, quais sejam máscara, “snorkel” e colete.
 
Quando ir
 


Assim como tudo na natureza, a Dolina Milagrosa também está suscetível a mudanças. A coloração azul e maior visibilidade da água acontece quando não há muitas chuvas. O período mais recomendado para ir é de maio a setembro. O day-use custa R$ 70,00 por pessoa e inclui flutuação e almoço.

Para visitar o local, é necessário agendamento prévio pelo telefone (65)9.9902-8010.
A água é bastante terapêutica e não por acaso costuma ser um grande atrativo durante as viagens, a verdade é que ninguém resiste a um bom mergulho! Para lavar a alma ou apenas contemplar essa beleza natural.
 
 
Sitevip Internet