O governador Mauro Mendes, do estado de Mato Grosso, cobrou nesta quarta-feira (5) que países e ONGs ambientalistas injetem dinheiro nos cofres do estado para a preservação do meio ambiente. Em entrevista ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan, Mendes criticou a cobrança de países por preservação ambiental e a ausência de investimentos na área.
Um projeto de lei foi encaminhado à Assembleia Legislativa para criar o Fundo de Apoio às Florestas, denominado “Fundo Amigos da Floresta – 3F”. Mendes ressaltou a importância de manter florestas em pé e afirmou que os países que desejam preservar devem contribuir financeiramente para o serviço ambiental prestado pelo Brasil.
O governador enfatizou que a preservação ambiental deve ser feita de acordo com as leis brasileiras e não atendendo às demandas internacionais.
“Se é verdade que querem preservar, está aqui o fundo e bota dinheiro. Se não, para de conversa fiada e vai fazer preservação nos seus países” disse o governador.
Ele afirmou que a criação do Fundo Amigos da Floresta permitirá receber doações em dinheiro de ONGs e de países como a Noruega, que expressaram interesse em ajudar.
Mendes acredita que o Legislativo mato-grossense irá aprovar o projeto e destacou a importância do investimento estrangeiro na preservação do meio ambiente.
Com essa iniciativa, o estado de Mato Grosso busca garantir a conservação das suas florestas de forma sustentável e responsável.