Domingo, 16 de junho de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

Fatec Distrito Industrial: Exposição fomenta indústria e reforça necessidade de qualificação profissional

Exposição da Indústria foi organizada por cerca de 100 alunos dos cursos de Gestão da Produção Industrial e de Automação Industrial; Essa já é a terceira edição do evento, que reúne empresas expositoras, palestras, oficinas e feira de empregos

Fatec Distrito Industrial: Exposição fomenta indústria e reforça necessidade de qualificação profissional

Foto: Divulgação

Pela terceira vez a Fatec Distrito Industrial organiza a Exposição da Indústria, em comemoração ao mês da indústria, comemorado em maio. O evento teve início nesta segunda-feira (27.05) e segue até terça (28.05), com a realização de palestras, oficinas, exposição de produtos e serviços, além da feira de empregos.

A organização ficou por parte dos alunos dos cursos de Gestão da Produção Industrial da Fatec Distrito e de Automação Industrial da Fatec Senai Cuiabá. São cerca de 100 estudantes de seis turmas que começaram a planejar a exposição muito antes da data marcada.

A coordenadora do eixo de Controle e Processos Industriais da Fatec Distrito Industrial, Rosicley Siqueira, explicou que o evento tem como principal objetivo fomentar a indústria local, além de reforçar a necessidade de qualificação profissional para a área.

“O objetivo principal da exposição é fomentar a indústria local, estamos com aproximadamente 14 empresas participando e divulgando seus produtos e quem organiza tudo são os alunos. E organizar a exposição envolve muito mais do que simplesmente vir aqui apresentar, já tem um mês que eles estão planejando este evento”, pontuou Rosicley.

Entre as empresas expositoras estavam Trael, Centro Aço, Assaí Atacadista, Dolp Engenharia, Aldo, Pão e Arte, Mika, GSG Forros, Café Três Corações, entre outras.

Um destes alunos que organizaram o evento foi Leonardo Pillon, de 23 anos, do curso de Automação Industrial. A turma dele se organizou para expor uma representação de uma rede industrial e ele estava explicando aos visitantes o seu funcionamento. Além disso, Leonardo acredita que o evento também é uma oportunidade de fazer networking, já que empresas estão presentes no evento.

“Hoje a gente trouxe a representação de uma rede industrial. A gente conseguiu trazer com os equipamentos disponibilizados uma rede exatamente como funciona na indústria. E com relação à exposição, estou participando pela primeira vez e é uma porta para o mercado de trabalho, porque tem empresas fornecendo vagas, o networking aqui é impressionante”, disse o estudante.

Outra aluna, desta vez do curso de Gestão da Produção Industrial, Carla Vieira dos Anjos, destacou a importância da qualificação profissional como fator importante na inserção do mercado de trabalho. "Aqui é um espaço para se trazer informação para a comunidade, promover a Fatec e os cursos, ter oportunidade de trabalho, porque estamos vendo várias empresas buscando profissionais e a importância da qualificação profissional para todos", pontuou Carla.

O evento contou com o atendimento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que estava cadastrando estudantes e profissionais para oportunidades de trabalho.

Quem aproveitou a presença do IEL foi o estudante do terceiro semestre de Automação Industrial, Benedito Almeida. Ele procura uma vaga para ampliar seu conhecimento e ter mais experiência na área.

“Hoje vim procurar uma vaga na minha área, ver as oportunidades que surgirem para aumentar ainda mais o meu conhecimento. Além disso, assisti uma palestra muito boa. Essa exposição está sendo uma ótima oportunidade para mim e para outros estudantes”, disse Benedito.

A palestra ministrada nesta segunda-feira foi com o consultor da Trael, Ramires Santos, sobre os 4 pilares da melhoria contínua e seus paradigmas dentro da indústria. Já nesta terça-feira, o IEL fará uma oficina de currículos voltados aos alunos e profissionais dos cursos presentes.

O evento terá continuidade nesta terça-feira, das 19h às 22h, na Fatec Senai Distrito Industrial.
 
Sitevip Internet