Sexta-feira, 12 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

Kalil Baracat lança obra do Mercado Municipal com 2,2 m² para beneficiar agricultura familiar e fomentar o turismo

Kalil Baracat lança obra do Mercado Municipal com 2,2 m² para beneficiar agricultura familiar e fomentar o turismo

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 27 de maio, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção do novo Mercado Municipal, um projeto que promete revolucionar a economia local e oferecer uma infraestrutura moderna e adequada para os feirantes.

Com um investimento de R$ 11.288.195,63 milhões – recursos de emendas parlamentares federais e estaduais, além de recursos municipais - o mercado será um ponto de referência para a cidade, proporcionando um espaço amplo e acessível que aumentará as vendas para os feirantes locais, atrairá mais visitantes e contribuirá para a geração de emprego e renda no município.

“Nós vamos ter um local adequado para essas pessoas que hoje já têm uma feira em Várzea Grande, com mais condição para a nossa sociedade ter um local decente para ir passear com a família, adquirir seus produtos provenientes da agricultura familiar. É uma batalha que já existe há muitos anos, e agora com o lançamento dessas obras poderemos ter um local com uma estrutura bonita, gerando emprego e renda para o município. Também estamos criando mais um ponto turístico para que as pessoas possam passear com suas famílias e consumir mais produtos dentro do município”, afirmou o prefeito, Kalil Baracat.

O novo Mercado Municipal será construído em um terreno de 9.562 m², localizado atrás da UPA do Ipase, em uma área desapropriada pelo município. O projeto, que prevê uma área construída de 2.200 m² e contará com uma área principal que abrigará 28 bancas com 56 espaços para feirantes no térreo e 8 espaços no mezanino, totalizando 64 espaços para os comerciantes. Além disso, haverá uma praça de alimentação também com 08 espaços, estacionamento com 85 vagas para clientes e 2 vagas para carga e descarga, um sistema próprio de coleta de lixo, uma área de lazer com playground e acessibilidade em todo o prédio.

Além de destacar a importância do novo mercado para a comunidade Kalil Baracat informou que a previsão é que a obra seja concluída em nove meses e que o projeto foi doado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, demonstrando a cooperação entre as esferas governamentais para o desenvolvimento local.

“Agradecemos as parcerias com o legislativo local, a assembleia legislativa, o Governo do Estado na pessoa do governador Mauro Mendes e a bancada federal, a exemplo do apoio dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, do deputado federal Coronel Assis, e dos deputados estaduais Eduardo Botelho, Fábio Tardin, Júlio Campos, entre outros. Sem a colaboração desses parceiros, esse projeto e outros para nossa Várzea Grande não seriam possíveis, eles entenderam a importância desses investimentos para a nossa cidade", pontuou.

O presidente da Associação dos Feirantes de Várzea Grande, Heber Pereira da Silva, emocionado, declarou: “Essa obra é um sonho de mais de 15 anos. Ela aumentará as vendas, atrairá mais público e proporcionará um lugar digno para todos nós. Sou filho de feirante e ver esse sonho se tornar realidade é indescritível”.

O senador Jayme Campos, que aportou recursos federais para a realização da obra, ressaltou a importância do mercado para a economia local: “Estamos investindo no futuro de Várzea Grande, oferecendo aos feirantes e à população um espaço moderno e funcional. Este mercado será um marco para a cidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”.

O deputado estadual Fábio Tardin, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, também se pronunciou: “Este é um exemplo claro de como a união entre as diferentes esferas de governo pode trazer benefícios concretos para a população. A Assembleia Legislativa está comprometida em apoiar iniciativas como esta, que promovem o desenvolvimento e melhoram a qualidade de vida dos cidadãos”.

O vereador Pedro Paulo Tolares, presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, enfatizou: “A Câmara de Vereadores tem trabalhado incansavelmente para apoiar projetos que tragam progresso e desenvolvimento para a nossa cidade. Este mercado é um sonho antigo e uma necessidade para os feirantes e para toda a comunidade de Várzea Grande. Estamos orgulhosos de ver este projeto finalmente sair do papel”.

David Pintor, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT) e empresário em Várzea Grande, destacou a importância do novo Mercado Municipal para o desenvolvimento econômico local: "Este empreendimento representa um grande avanço para Várzea Grande. A nova estrutura do mercado não apenas proporcionará melhores condições de trabalho para os feirantes, mas também atrairá um maior fluxo de consumidores, beneficiando todo o comércio da região. A modernização desse espaço incentivará o crescimento das vendas e fortalecerá a economia local, gerando novas oportunidades de emprego e promovendo um ambiente mais dinâmico e competitivo para os negócios".

FEIRANTES – Um dos feirantes mais antigos de Várzea Grande, Cristiano do Carmo Pereira, de 82 anos e 50 de feira destacou a importância do novo Mercado Municipal para melhorar as condições de trabalho. "Esse novo espaço vai fortalecer muito nosso trabalho. Para nós, que já estamos com certa idade, a feira atual é muito sacrificante porque não tem nenhum conforto. O local é muito desconfortável e a gente até fica com vergonha de receber os clientes lá. O estacionamento é inadequado, os banheiros são muito ruins. Essa nova feira vai nos trazer tranquilidade e dignidade. Várzea Grande merece uma feira decente há muito tempo. Que Deus nos abençoe e que essa nova feira seja realmente boa para todos nós".

Sirlene Alencar, feirante há 28 anos, expressou sua empolgação com a construção do novo Mercado Municipal. "Eu vendo guaraná ralado e esse novo espaço representa um sonho realizado para nós. Só tenho a agradecer ao prefeito Kalil e a todos os envolvidos nesse projeto. Com certeza, vamos atrair mais clientes, porque o ambiente será mais limpo e organizado. Atualmente, a feira é bem precária, mas com a nova estrutura, vai ser linda e muito melhor para todos nós. Eu acredito que minhas vendas vão aumentar, e estou ansiosa para ver como será ótimo trabalhar em um local tão bem planejado. Além do guaraná, também tenho um restaurante e espero poder expandir meus negócios com essa nova feira. É uma grande oportunidade para todos nós, se Deus quiser".

"Esse novo mercado é um sonho realizado para nós, feirantes. Com uma estrutura moderna e adequada, teremos mais conforto e segurança para trabalhar. Isso vai atrair mais clientes e aumentar nossas vendas, beneficiando não só a nós, mas toda a comunidade. É uma grande oportunidade de crescimento e melhoria da qualidade de vida. Agradeço ao prefeito Kalil Baracat e a todos que estão contribuindo para tornar isso possível. Estamos muito animados com o futuro que nos espera nesse novo espaço", declarou Ebenil José Fortes, feirante em Várzea Grande.

Laudicelio Bispo, presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar de Várzea Grande, destacou a importância do novo Mercado Municipal para os pequenos produtores de Várzea Grande. "Esse novo mercado representa uma grande vitória para a agricultura familiar em Várzea Grande. Com uma infraestrutura moderna e adequada, teremos um espaço digno para vender nossos produtos, garantindo mais visibilidade e valorização para o trabalho dos agricultores familiares. Isso não só vai aumentar nossas vendas, mas também fortalecer a economia local e promover a sustentabilidade. Agradecemos ao prefeito Kalil Baracat e a todos os envolvidos por apoiarem esse projeto que é fundamental para o desenvolvimento da nossa comunidade".

A assinatura da ordem de serviço representa um marco significativo para Várzea Grande, prometendo um impulso econômico e social para a região, além de oferecer aos comerciantes e visitantes um espaço moderno e funcional.

Além de diversos feirantes, comerciantes, pequenos produtores, e, secretários municipais prestigiaram a assinatura os vereadores Gisa Barros, Sargento Galibert, Alessandro Moreira, Braz Jaciro, Jânio Calistro, Carlos Martisn de Figueiredo, Cleyton Nassarden, Emerson Magalhães, Eucaris Barros, Joaquim da Alameda, Paulo Silva, Rogério França Martins, Rosemary Prado e o presidente da Univab, Claido Celestino Batista.
 
 
Sitevip Internet