Sábado, 22 de junho de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

Famato busca soluções para escassez de frigoríficos no Araguaia

Famato busca soluções para escassez de frigoríficos no Araguaia

Foto: Divulgação

Em uma reunião estratégica realizada nesta terça-feira (30/04), na cidade de São Paulo, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, juntamente com o segundo vice-presidente, Amarildo Merotti e vice-presidente da Região III da Famato, Anísio Vilela Junqueira Neto, abordaram questões decisivas com representantes da indústria frigorífica, presidente da Friboi, Renato Costa, e o diretor Eduardo Krisztan Pedroso.

A principal pauta do encontro foi a crescente dificuldade enfrentada pelos pecuaristas da região do Araguaia devido à falta de frigoríficos para o abate. Com o aumento do rebanho de gado na região, os diretores da Famato argumentaram a necessidade urgente de aumentar a capacidade de abate na região.

Para embasar suas demandas, a Famato se comprometeu a apresentar um documento fundamentado em estudos e dados oficiais que indiquem a quantidade de gado na região do Araguaia, fornecendo assim uma base sólida para as discussões.

Renato Costa, presidente da Friboi, demonstrou receptividade à proposta da Famato, garantindo que irá avaliar cuidadosamente o documento apresentado e, se necessário, atender ao pedido de ampliação da capacidade de abate na região.

Além da escassez de frigoríficos, também foram abordadas questões ambientais, com foco nas propriedades embargadas devido à supressão legal de vegetação. A situação preocupa os pecuaristas, uma vez que muitos frigoríficos se recusam a adquirir animais provenientes dessas áreas.

A reunião ressaltou a importância do diálogo entre os setores agrícola e industrial para encontrar soluções que beneficiem tanto os produtores quanto as empresas do ramo frigorífico, visando ao desenvolvimento sustentável da região do Araguaia e garantindo a qualidade e a regularidade da produção pecuária na região.
 
Sitevip Internet