Sábado, 22 de junho de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

Orquestra UFMT em Cordas interpreta obras do Sesc Partituras neste sábado (27)

Evento gratuito acontece no Sesc Arsenal a partir das 19h, com programação para toda a família

Com o intuito de propagar a riqueza da música brasileira entre os cuiabanos, o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) une som e emoção durante o “Concerto Sesc Partituras – UFMT em Cordas”, que ocorre neste sábado (27), no jardim do Sesc Arsenal. O público poderá prestigiar, de forma gratuita, a interpretação das obras do acervo Sesc Partituras a partir das 19h.

O grupo musical, que tem aproximadamente 10 anos de existência, é formado pelos acadêmicos de música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e convidados. Desenvolve um trabalho performático, formativo e social com duo, trio, quarteto e quinteto. Na oportunidade, além das obras que já estão no acervo, também farão parte do espetáculo as que ainda serão inclusas e as da música universal com domínio público.

Segundo a coordenadora de cultura do Sesc-MT, Karla Mesquita, o evento estimula o desenvolvimento de grupos alinhados à música de concerto ao mesmo tempo em que possibilita ao público o contato com a cultura musical do país. “O Sesc Partituras incentiva a difusão da produção brasileira, circulando projetos artísticos e espetáculos como o do UFMT em Cordas, aproximando os cuiabanos da música erudita e popular brasileira”, enfatiza.

A coordenadora do projeto UFMT em Cordas, Rubia Naspolini, explica a escolha do repertório e sua importância para propagar a cultura musical. "Retrata o que é a nossa música brasileira, com os ritmos, e é interessante o diálogo com danças que já existem há muitos séculos. Então, conhecer essas obras é muito importante para os brasileiros em geral. A gente conhece muito da música de outros países e conhece tão pouco da nossa música. São três peças delicadas, densas, com uma beleza bem peculiar”, enfatiza.

Concertos Sesc Partituras

A série de Concertos Sesc Partituras promove o acesso do público às obras do site Sesc Partituras através de apresentações ao vivo. Realizada desde 2012 em diversas unidades do Sesc de todas as regiões do país, promove cerca de 60 concertos anuais, estimulando o desenvolvimento de grupos alinhados à música de concerto ao mesmo tempo em que possibilita ao público o contato com a riqueza da música brasileira.

O projeto segue com apresentações durante o mês de maio. Na unidade de Rondonópolis, o grupo musical UFMT em Cordas se apresenta no dia 17, às 19h. Já no dia 18, o espetáculo fica por conta do Quarteto Sopros, em Cuiabá (Sesc Arsenal), também a partir das 19h.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
 
 
Sitevip Internet