Terça-feira, 25 de março de 2025
informe o texto

Notícias Política

NACIONAL

Governador Mauro Mendes rebate fala de Pacheco, e afirma que congresso pode sim fazer leis mais rígidas para combater aumento da criminalidade no país “É preciso coragem”

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, rebateu as declarações do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD), em relação à soltura de dois traficantes presos com 400 kg de maconha, nesta quarta-feira 24.03, durante o evento para entrega de uniformes confeccionados por detentos. Cerca de 30 mil novos uniformes foram em entregues.

Após intensas críticas recebido, Pacheco respondeu à senadora Margareth Buzetti e ao governador Mauro Mendes, o presidente do Senado afirmou que a decisão de soltar ou não é do Poder Judiciário, e não do poder legislativo.

Em entrevista à imprensa, Mendes criticou a fala do senador, destacando a necessidade de coragem para criar leis mais rígidas e enfrentar, e barrar o aumento da criminalidade.

“Eu discordo da declaração do Pacheco, reconheço que o Congresso Nacional tem feito algo, assim como a Justiça brasileira tem feito algo, mas é momento de fazer o que é necessário. Eu entendo que o Congresso Nacional pode fazer mudanças nas leis para que possamos enfrentar e combater a criminalidade que cresce no país”, afirmou Mendes.

O governador ressaltou a importância de medidas legislativas mais firmes para lidar com a escalada da criminalidade no país.

Para o governador ” O aumento da criminalidade é um dos graves e grandes problemas enfrentados pela sociedade brasileira. No Estado de Mato Grosso, essa realidade não é diferente, e o governo tem buscado aplicar todas as suas forças de segurança para prender aqueles que cometem algum tipo de crime e que, se condenados pela justiça, serão encaminhados ao sistema prisional”.

Suas declarações surgem em meio a um intenso debate sobre a eficácia das leis penais e o papel do Legislativo na criação de políticas mais assertivas para enfrentar o crime organizado e o tráfico de drogas.

Ainda Mauro disse o Judiciário caminha em cima do que o congresso cria, e por isso seria o congresso deveria fazer algo melhor em todos os setores.

Durante entrevista, o governador  destacou alguns investimentos que o estado tem feito para combater e diminuir a criminalidade.

Segundo Mendes o governo está empenhado na modernização do sistema prisional, com a introdução de mais tecnologia, melhoria das condições e ampliação das oportunidades de trabalho dentro dos presídios. Para o governador Mauro Mendes, é fundamental que os detentos possam pagar suas penas e, ao mesmo tempo, trabalhar para manter seu sustento e adquirir habilidades que possam ajudá-los a se reintegrar à sociedade.

“Estamos investindo muito para transformar nossas unidades prisionais em unidades de trabalho, proporcionando oportunidades de profissionalização e ressocialização”, destacou Mendes. “Queremos que todos os que queiram possam ter uma profissão, receber um salário e sair daqui um dia pagando sua pena, mas também sendo um cidadão melhor e mais preparado para uma vida digna e honesta.”

Além disso, o governador ressaltou que a mão de obra dentro do sistema prisional é mais barata e mais disciplinada, o que acaba trazendo bons resultados para os empresários que contratam esses serviços.

Paralelamente, as forças de segurança do estado têm sido fortalecidas, com investimentos em equipamentos e treinamento, e tecnologia.

“A Polícia está preparada, está bem equipada tecnologicamente, entraram mais homens, tanto na Polícia Civil quanto na militar. Tudo isso tem contribuído para uma investigação mais eficiente e para a obtenção de bons resultados no combate à criminalidade”, afirmou o governador.

Com a proximidade das eleições municipais, há preocupações sobre possíveis tentativas de infiltragem das organizações criminosas nos três poderes. No entanto, Mendes assegurou que o governo está atento e agindo para garantir a segurança dos mato-grossenses.

Essa atenção maior se dá após recentes casos de pessoas ligadas, a facção criminosa, que estariam com planos para entrar no legislativo, colocando seus nomes para disputa eleitoral.

“Nenhum criminoso terá vida fácil aqui, seja ele de organização criminosa, seja ele de colarinho branco. O governo está disposto a fazer o que for necessário para dar segurança à população”, concluiu o governador.

Fonte: JB NEWS
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp