Quinta-feira, 2 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Política

OBRAS NO “PORTÃO DO INFERNO”

Marina Silva determina que Ibama conclua análise de projeto na MT-251 até 26 de abril

Projeto de retaludamento foi proposto pelo Governo do Estado para sanar deslizes de terra na localidade.

Marina Silva determina que Ibama conclua análise de projeto na MT-251 até 26 de abril

Foto: Reprodução

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, solicitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que conclua, até dia o 26 deste mês, a análise do projeto de retaludamento da rodovia MT-251, proposto pelo Governo do Estado para colocar um fim aos constantes deslizamentos de terra no “Portão do Inferno”, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

A informação foi repassada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), que ficou responsável por acompanhar as movimentações do projeto junto ao grupo técnico do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília (DF).

“Eu estou permanentemente tratando disso e fui informado de que a ministra Marina Silva pediu para que o grupo técnico do Ibama, encarecidamente, busque concluir a análise até o próximo dia 26 [de abril]”, disse Barranco.

“Espero que a grupo técnico consiga atender a esse pedido da ministra, que é um pedido, não uma determinação”, completou.

O projeto de retaludamento do “Portão do Inferno” é de autoria do Governo de Mato Grosso, que já contratou a empresa Lotufo Engenharia e Construções Ltda. para executar a obra, no valor de R$ 29 milhões. Todavia, antes do início dos trabalhos, é necessário que o Ibama conceda a licença ambiental, uma vez que o local da obra está situado na área do Parque Nacional de Chapada dos Gumarães.

O retaludamento é muito usado devido a sua simplicidade e eficácia. Trata-se de um processo de terraplanagem através do qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes originalmente existentes em um determinado local para se conseguir uma estabilização do terreno.

Fonte: Única News
 
Sitevip Internet