Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

MANUTENÇÃO DO ESTOQUE

MT Hemocentro faz campanha itinerante para coleta de doação de sangue; confira

Ações são realizadas em Cuiabá, Campos de Júlio, Pontes e Lacerda e Campo Novo do Parecis

MT Hemocentro faz campanha itinerante para coleta de doação de sangue; confira

No dia 27 de abril, até as 12h, a sede do MT Hemocentro estará aberta para receber todos os interessados que não puderem comparecer durante a semana

Foto: Marcos Vergueiro

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), via MT Hemocentro, realiza ações itinerantes em Cuiabá, Campos de Júlio, Pontes e Lacerda, e Campo Novo do Parecis para garantir o abastecimento contínuo do banco de sangue e atender às demandas do Estado. 

Campo Novo do Parecis inaugurou o ciclo de ações deste mês, oferecendo aos residentes a chance de doar sangue e se cadastrar como doadores de medula óssea.

As iniciativas 'MT Hemocentro Itinerante' e 'Ir para Incluir' ainda serão realizadas com a seguinte programação:
 
  • Campos de Júlio: Coletas programadas de 15 a 19 de abril;
  • Pontes e Lacerda: Coletas agendadas de 22 a 26 de abril;
  • Cuiabá (Assembleia Legislativa): Coletas com unidade móvel em 24, 25 e 26 de abril;
  • Cuiabá (MT Hemocentro): Sede aberta para coleta em 27 de abril, das 7h às 12h.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou que as campanhas são uma prática constante e a unidade móvel é vital para o sucesso destas.

A programação inclui coletas em Campos de Júlio de 15 a 19 de abril, e em Pontes e Lacerda de 22 a 26 de abril.

“Além da nossa sede, onde os atendimentos não param, nós realizamos campanhas em cidades estratégicas do interior para conseguir realizar as coletas e suprir a manutenção do estoque de sangue. Na semana dos dias 15 a 19 de abril, a nossa equipe estará no município de Campos de Júlio, recebendo os doadores que estejam dispostos a contribuir com a ação. Já na semana do dia 22 ao dia 26, será a vez de Pontes e Lacerda, que também poderá ajudar através da nossa unidade móvel e outros serviços das unidades especializadas da SES”, completou.

As atividades em Cuiabá terão apoio da unidade móvel no estacionamento da Assembleia Legislativa entre os dias 24 a 26. No sábado, 27 de abril, o Hemocentro estará de portas abertas das 7h às 12h para aqueles que não conseguirem participar durante a semana.

Segundo a diretora, essas ações são extremamente importantes, pois aproximam o MT Hemocentro da população e demais unidades da rede. Para ela, as campanhas destacam o trabalho intenso realizado e reforça a importância do gesto, que possibilita salvar até quatro vidas por bolsa doada.

Critérios para doação

O Ministério da Saúde orienta que doadores devem apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde, e ter feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias, evitando-se o jejum prévio.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses entre as doações. Mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando-se um intervalo de três meses.

Até 450 ml de sangue são coletados por sessão. Recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool pós-doação.

As doações podem ser agendadas pelos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) ou WhatsApp (65) 9 8433-0624. O MT Hemocentro fica na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá, aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.

Fonte: SECOM MT
 
 
Sitevip Internet