Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Meio Ambiente

Intermat participa do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal no Acre

Programação começa nesta quinta-feira (11), na capital Rio Branco

Intermat participa do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal no Acre

Foto: Christiano Antonucci - Secom MT

O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) participa do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece nesta quinta e sexta-feira (11 e 12.04), em Rio Branco, capital do Estado do Acre.

O encontro será realizado no Auditório do Detran, com a presença de representantes do Governo Federal e dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Também devem participar 54 secretários de Estado e chefes de poderes. Serão abordados temas fundamentais como o combate às queimadas, aos desmatamentos e aos crimes transfronteiriços, e verificados avanços nos diálogos sobre o desenvolvimento econômico e social sustentável.

Representando o Intermat, o diretor de Regularização Rural, Danilo Fernandes Lima, e a assessora executiva da autarquia, Iza Karol Gomes Luzardo Pizza, participam do evento, que teve a 25ª edição realizada em Cuiabá em junho de 2023.

De acordo com a organização do Fórum, a programação do evento inclui diversas atividades, como cerimônia de abertura, câmaras técnicas, reunião de governadores e entrevista coletiva, além de um circuito cultural pelo Acre. O objetivo é promover o intercâmbio de experiências e ideias entre os participantes, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela Amazônia Legal.

O 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal deverá constituir um momento relevante para a articulação de políticas e ações que visem o desenvolvimento sustentável da região, reafirmando o compromisso dos estados com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais.

Amazônia Legal

O conceito foi instituído pelo Governo Brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos Estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia Legal é uma área de 5.015.146,008 km², que corresponde a cerca de 58,93% do território brasileiro e engloba os estados de Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
 
Sitevip Internet