Segunda-feira, 20 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

Programa SIMCAR Digital é lançado em Nova Ubiratã

Programa SIMCAR Digital é lançado em Nova Ubiratã

Foto: Divulgação

Nessa segunda-feira (08.04), foi realizado o lançamento do programa SIMCAR Digital no município de Nova Ubiratã. O evento, sediado na Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ronaldo Vinha; presidente do Sindicato Rural, Melquiades de Bastiani; além de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), produtores rurais e lideranças do setor agropecuário.

O programa SIMCAR Digital surge como uma ferramenta para desburocratizar e agilizar a regularização ambiental das propriedades rurais em Mato Grosso. O sistema visa simplificar as análises dos cadastros ambientais rurais (CAR), cruzando informações das bases temáticas da Sema de forma automática, resultando em um parecer favorável ao proprietário e/ou cadastrante do CAR. 

Com o novo CAR apresentado pela SEMA, o proprietário e/ou cadastrante poderá concordar ou não. Em caso de resposta positiva, o CAR seguirá os trâmites para sua devida validação; caso haja discordância, é imprescindível apresentar uma justificativa técnica fundamentada para embasar tal decisão.

O diretor Ronaldo Vinha destacou a importância do SIMCAR Digital para o fortalecimento do setor produtivo do estado. “Essa iniciativa trará benefícios significativos não apenas para os produtores rurais, mas também para a conservação ambiental, garantindo maior segurança jurídica e facilitando a regularização das propriedades”.

Mutirão Ambiental CAR Digital Nova Ubiratã

Além do lançamento do programa, foi iniciado na mesma data o Mutirão Ambiental CAR Digital Nova Ubiratã, uma parceria entre o Sindicato Rural, a Prefeitura Municipal e a Sema-MT. O evento tem como objetivo oferecer atendimento personalizado aos produtores rurais e responsáveis técnicos, orientando sobre a validação do registro ambiental de suas propriedades.

Este é o primeiro mutirão ambiental realizado após a implantação do CAR Digital em Mato Grosso. Nova Ubiratã foi escolhida como o ponto de partida para a implementação do SIMCAR Digital.

O evento contou com a parceria da Famato, Sema-MT, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA).
 
Sitevip Internet