Sábado, 13 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

Meu Melhor Tom

Workshop de Comunicação Não Violenta ensina servidores a lidarem com conflitos e pessoas difíceis no ambiente de trabalho

Workshop de Comunicação Não Violenta ensina servidores a lidarem com conflitos e pessoas difíceis no ambiente de trabalho

Foto: Divulgação

No árido terreno do mundo corporativo, onde as palavras às vezes são lançadas como pedras e os sentimentos podem ser esmagados e transformados em problemas de saúde mental, surge uma esperança: uma nova forma de comunicação que nos ensina a deixar de lado as críticas e julgamentos e a focar no que realmente vai nos ajudar a nos conectar com as pessoas e a conseguir atender às nossas necessidades. Trata-se da Comunicação Não Violenta (CNV).


Gandhi   (Foto: Divulgação)

Criada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, na década de 60 e inspirada nas filosofias de não violência de personalidades como Gandhi e Martin Luther King, a ferramenta tem ganhado milhões de adeptos em todo o mundo, especialmente nas grandes corporações e nas instituições públicas, devido à promessa de promover ambientes de trabalho mais empáticos e produtivos. Isso tudo através de 4 passos simples, que são o uso das observações, sentimentos, necessidades e pedidos, invés de julgamentos e críticas. 

Capacitação Profissional

Atento à esta inovação e fiel à cultura da pacificação social, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), vai promover nos dias 04 e 05 de abril, o Workshop "Meu Melhor Tom no Trabalho", uma capacitação destinada a transformar a forma como os servidores se comunicam e lidam com conflitos no local de trabalho.

Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de temas relacionados à comunicação no ambiente de trabalho, incluindo estratégias para lidar com conflitos, feedback construtivo, gestão emocional e etiqueta comunicativa profissional.

Especialista em CNV

Conduzido pela jornalista e filósofa Mariana Vianna, o workshop promete ser uma jornada de descoberta e crescimento para os 30 servidores do TJMT que terão a oportunidade de participar. 

Mariana é fundadora da Escola de Comunicação Profissional "Meu Melhor Tom" e traz consigo uma vasta experiência em Comunicação Não Violenta e prevenção ao assédio, tendo desenvolvido o Guia de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Virtual. Seus métodos, enraizados na CNV e na Filosofia Clássica, têm transformado vidas e ambientes de trabalho por todo o país, através de capacitações e mentorias.


Mariana Vianna, especialista em CNV e Assédio no trabalho. (Foto: Meu Melhor Tom)

Para Mariana Vianna, a importância desse tipo de capacitação vai além do contexto profissional. 

"O objetivo desta capacitação é criar um ambiente de trabalho mais saudável, onde o diálogo, a empatia e o respeito mútuo sejam as pedras angulares das interações cotidianas. Sem falar que uma comunicação eficaz não é apenas uma ferramenta para melhorar o desempenho no trabalho, mas também um meio de promover relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios em todas as áreas de nossas vidas", enfatiza.

Quanto mais empatia, mais felicidade

Dados recentes corroboram com essa visão, segundo pesquisas, investimentos em soft skills (habilidades comportamentais) podem reduzir os casos de assédio em até 30%, enquanto ambientes de trabalho respeitosos podem aumentar a produtividade em até 25%. Além disso, a adoção de práticas de CNV pode reduzir significativamente os casos de burnout e depressão entre os profissionais.



E embora o workshop "Meu Melhor Tom no Trabalho" seja exclusivo para os servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, a Escola Meu Melhor Tom têm diversos cursos presenciais e on-line de comunicação para empresas e profissionais que querem desenvolver suas habilidades de comunicação. Para saber mais, acesse @meumelhortom no instagram ou entre em contato pelo e-mail meumelhortom@gmail.com ou whatsapp (48) 99188-3076.
 
Sitevip Internet