Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Meio Ambiente

Plano de manejo do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco será apresentado nesta segunda-feira (25)

Audiência pública de apresentação do plano ocorrerá na Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade

Plano de manejo do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco será apresentado nesta segunda-feira (25)

Cânion do Parque Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela.

Foto: Rafael Marques/Secom-MT

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) realizará, na tarde desta segunda-feira (25.03), a audiência pública de apresentação do plano de manejo da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual Serra de Ricardo Franco. 

Organizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado (ALMT), a audiência ocorrerá na Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 520 km de Cuiabá), às 14h, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Sema-MT e da ALMT no YouTube. 
 
A apresentação será feita pela Sema-MT, responsável pelo processo de elaboração e implantação do plano de manejo do Parque Estadual. 

Criado pelo Decreto Estadual nº 1.796/1997, o Parque possui 158.620,85 hectares e está localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade. Integra o grupo das mais importantes Unidades de Conservação transfronteiriças da América do Sul. 
 
Bem próximo à fronteira com a Bolívia, é considerado uma UC de proteção integral, abrigando flora e fauna típicas dos biomas Cerrado e Amazônia e animais em risco de extinção, dentre um sem-número de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Inserido na região hidrográfica do Amazonas, está situado no contexto hidrográfico da Bacia do Rio Guaporé, um dos principais formadores do Rio Madeira. Parte dos cursos d’água afluem para o Oeste e para o território boliviano, formando corredores ecológicos de extrema importância para a conservação da Amazônia.
 
Além disso, o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco é considerado a UC de Mato Grosso com o maior potencial para o ecoturismo. Protege a cachoeira do Jatobá, a maior do Estado, com aproximadamente 248 metros de queda d’água.

 
Serviço | Audiência Pública de apresentação do plano de manejo do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco

Data: 25.03
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade

Fonte:
https://www.secom.mt.gov.br/w/plano-de-manejo-do-parque-estadual-serra-de-ricardo-franco-ser%C3%A1-apresentado-nesta-segunda-feira-25-
 
Sitevip Internet