Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Meio Ambiente

Agro.ind

Conheça o programa que desenvolve soluções para a agroindústria

Programa chegou a 41% de sua execução e deve ser concluído em junho deste ano, Barralcool é uma das sete empresas participantes; entre os desafios está uma solução para o processo de medição dos tanques de etanol da usina

Conheça o programa que desenvolve soluções para a agroindústria

Foto: Divulgação

Lançado em maio de 2023 pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), o programa Agro.ind tem como missão levantar desafios de agroindústrias e propor soluções por meio de startups de todo o país. Dez meses depois, o programa chegou a 41% de sua execução e segue trabalhando intensamente no desenvolvimento de tais soluções.

O Agro.ind selecionou 13 startups e sete agroindústrias, sendo elas: Agro Amazônia, Barralcool, Destilarias Novo Milênio, Fiagril, Natter Âmbios, ROOT BR e TRC. Além do mapeamento dos desafios e desenvolvimento de soluções, as empresas também participaram de missão técnica nos estados de Santa Catarina e Bahia, em agosto do ano passado.

A missão teve como objetivo o fomento ao desenvolvimento industrial e a aproximação das empresas com os institutos Senai de Tecnologia e Inovação dos estados visitados. A programação incluiu visitas ao Cimatec e o Cimatec Park em Salvador, além do Instituto Senai de Inovação em Joinville e em Florianópolis e de outras instituições que trabalham com tecnologia, como a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Todo o desenvolvimento do programa conta com o acompanhamento e o olhar atento dos consultores do IST, como explicou a gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani.

“O interessante é que a gente faz o monitoramento com as empresas e a interação com as startups. Tudo é feito com o acompanhamento de consultores do IST. Ao final do programa, em meados de junho, queremos contar cases que realmente deram certo, que geraram processos eficientes, com menos desperdício e com mais agilidade”, pontuou Naiara.

Soluções para a Barralcool

Localizada em Barra do Bugres, a usina Barralcool é uma das participantes do Agro.ind e tem como desafio a superação de três gargalos principais: a melhoria no processo de medição dos tanques de etanol, a digitalização e integração de formulários com o sistema de gestão financeira e a utilização de inteligência artificial para a redução do ciclo de insumos industriais.

O supervisor de Produção de Biodiesel da empresa, Bernardo Schunke França, conta que apesar das soluções das startups ainda estarem sendo desenvolvidas, a empresa está satisfeita com as provas de conceito e o trabalho desenvolvido até o momento.

“Todas as startups envolvidas estão bem ativas, visitaram tecnicamente nossa planta para entender o processo e acreditamos que vamos colher bons frutos no final do programa”, destacou Bernardo.

Antes do programa, o processo de medição de tanques de etanol era feito a partir de um operador subindo neste tanque, utilizando uma régua de linha, conferindo três vezes a medição do etanol, o que, segundo Bernardo, era arriscado e desconfortável para o trabalhador.

A solução apresentada pela startup Mogai foi uma câmera que faz a medição infravermelho e consegue identificar a diferença de temperatura entre as partes que estão com líquido e a vazia. Com isso, a Barralcool passou a ter uma medição hora a hora, sem a necessidade de se fazer este processo manualmente.

A empresa ainda espera contar com a inteligência artificial para fazer uma leitura do consumo dos insumos industriais utilizados para a produção, sem que haja desperdício ou um nível de estoque alto parado. Neste caso, a inteligência artificial automatizaria este ciclo, tornando-o mais eficiente.
 
Sitevip Internet