Quinta-feira, 23 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

INSCRIÇÕES ABERTAS

Defesa Civil promove cursos de voluntários e radiocomunicação em desastres em Nova Mutum

Capacitações fazem parte da semana de ações de proteção e defesa civil, que vai de 25 a 29 de março

Camilla Zeni | Secom-MT

22/03/2024 - 13:40 | Atualizada em 22/03/2024 - 14:16

Defesa Civil promove cursos de voluntários e radiocomunicação em desastres em Nova Mutum

Em curso de voluntários, alunos aprendem técnicas de de prevenção e combate à incêndio

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Mato Grosso promove, nos dias 26 e 28 de março, os cursos de radiocomunicação em desastres e voluntário no município de Nova Mutum (a 240 km de Cuiabá). Confira os links de inscrição no final da matéria.

As capacitações, que são gratuitas e abertas à comunidade, fazem parte da Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil, que vai de 25 a 29 de março. A programação envolve, ainda, o mapeamento de áreas de risco no município, reuniões de orientação e visita técnica às áreas propensas a desastres, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

O curso de radiocomunicação em desastres será realizado de forma presencial na terça-feira (26), no auditório da sede da Polícia Militar, com certificação de 10h. 

A capacitação envolve aspectos técnicos e operacionais da comunicação em desastres, como noções básicas de proteção e defesa civil, aspectos legais da criação da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) e legislação específica, técnica e ética profissional, além de noções sobre o uso da REER e da rede de comunicação. 

Os alunos também terão aulas sobre os equipamentos utilizados para a radiocomunicação, código Q, propagação eletromagnética e espectro de frequência, SSTV e confecção de antena e repetidora móvel. 

"O objetivo do curso é fomentar a formação de novos radioamadores, pois nas ações de resposta a desastres, em que os meios usuais de comunicação são insuficientes ou não podem ser acionados, esses profissionais irão prover ou suplementar as comunicações, principalmente nos desastres fora do perímetro urbano, como é o caso dos incêndios florestais no Pantanal. Em casos como este, os radioamadores são facilitadores estratégicos para a comunicação emergencial", destacou o superintendente de Defesa Civil, tenente-coronel BM Luis Cláudio Pereira.

Já no curso de voluntários, que também será realizado de forma presencial no auditório da PM, na quinta-feira (28), os alunos irão aprender ferramentas de envio de alertas, legislação básica sobre Proteção e Defesa Civil, atuação de voluntários, noções de primeiros socorros e de prevenção e combate à incêndio, além de técnicas para construção de abrigos temporários.



Monitoramento de áreas de risco

Ainda durante a semana, os agentes da Defesa Civil do Estado também farão o mapeamento de áreas de risco de desastres, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos, e avaliam a probabilidade da ocorrência. 

As ações também envolvem vistorias e orientação à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, para que sejam tomadas as medidas preventivas ou corretivas nos locais mapeados, a fim de prevenir possíveis desastres.
 
Fonte:
https://www.defesacivil.mt.gov.br/-/defesa-civil-promove-cursos-de-volunt%C3%A1rios-e-radiocomunica%C3%A7%C3%A3o-em-desastres-em-nova-mutum
 
 
Sitevip Internet