Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

CURSO DE FORMAÇÃO

Defesa Civil capacita estudantes e coordenadores da UFMT para atuarem como voluntários

Curso tem certificado de 8h e envolve noções básicas de legislação, primeiros socorros, abrigos temporários e atuação de voluntários

Defesa Civil capacita estudantes e coordenadores da UFMT para atuarem como voluntários

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou a capacitação de uma nova turma de voluntários de proteção e defesa civil em Cuiabá. Participaram, ao todo, 61 alunos do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenadores e comunidade externa. 

De acordo com o superintedente de Defesa Civil, tenente-coronel BM Luis Cláudio Pereira, o curso teve como objetivo formar multiplicadores capazes de agir com eficiência em cenários de desastres e despertar o interesse por pesquisas na área de redução de risco de desastres. 

"A capacitação de voluntários da Defesa Civil é sempre importante para que a população se conscientize sobre a importância da prevenção aos riscos e saiba como agir em caso de mobilização, podendo auxiliar de forma voluntária em qualquer eventualidade", observou.



Durante o curso, realizado no último sábado (16.03), agentes da Defesa Civil Estadual apresentaram noções básicas da legislação sobre Proteção e Defesa Civil, ferramentas de envio de alertas para a população e formas de atuação dos voluntários. A capacitação ainda envolveu noções de primeiros socorros, preveção e combate à incêndio e o ensino de técnicas para construção de abrigos temporários.

Para a coordenadora da faculdade de Ciências Biológicas, Lúcia Mateus, a formação é importante para desenvolver a cultura de prevenção entre os participantes.

"O curso é extremamente interessante e importante, tanto de um ponto de vista acadêmico quanto do social, de preparação e cidadania dos estudantes de um modo geral. Nós gostamos bastante da experiência, foi bastante proveitosa, e esperamos que as pessoas que participaram do curso tenham consciência do papel que um voluntário tem na sociedade", afirmou.

A capacitação tem certificação de 8h.



Próxima formação

A Defesa Civil Estadual promove, no dia 28 de março, uma nova capacitação para voluntários, em parceria com o município de Nova Mutum. 

A formação faz parte da Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil, que ocorre de 25 a 28 de março, e vai contar, ainda, com curso de Radiocomunicação em desastres e o mapeamento de áreas de risco no município. Os interessados podem se inscrever pelos links abaixo.
 
Fonte:
https://www.defesacivil.mt.gov.br/-/defesa-civil-capacita-estudantes-e-coordenadores-da-ufmt-para-atuarem-como-volunt%C3%A1rios
 
Sitevip Internet