Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Crianças e adolescentes desenvolvem atividades para comemorar o Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e para comemorar essa data tão importante, as orientadoras sociais, que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estarão durante o mês, trabalhando essa temática com as crianças e adolescentes dos bairros atendidos.  

Além de rodas de conversas, os participantes estão sendo motivados a desenvolverem atividades – como elaboração de pinturas, mensagens, recorte de figuras e montagem de painéis – reforçando a necessidade de se preservar um dos recursos naturais mais importante para a nossa vida.

A coordenadora de Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, explica que a ideia é que crianças reflitam sobre a importância desse bem natural e que adotem atitudes simples como desligar as torneiras, tomar banho mais curtos e não desperdiçar água lavando calçadas e outros ambientes. “As crianças aprendem com facilidade e são os nossos multiplicadores, uma vez que estimulam as famílias a mudarem de atitude também”, destacou.

No polo Figueirinha, as crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos confeccionaram um painel a partir de produtos recicláveis, como papelão e EVA. “Eles que elaboraram o painel e cada um realizou uma atividade, e o resultado foi surpreendente. Eles também aprenderam que o trabalho em grupo é importante, porque cria a confiança entre os colegas e promove a responsabilidade entre os participantes”, destacou a orientadora Dayane Freitas.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira lembra que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é disponibilizado para toda a fase da existência humana: crianças, adolescentes e idosos. Todas as unidades dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, executam esses serviços dentro dos territórios de cada unidade.

A DATA: No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial da Água, uma iniciativa global para destacar as questões cruciais relacionadas à água e promover a conscientização sobre a importância desse recurso vital. A cada ano, o Dia Mundial da Água aborda temas específicos para enfatizar diferentes aspectos relacionados à gestão, preservação e utilização sustentável da água.

Em 2024, o tema escolhido é "Água para a Paz". Esta escolha reflete a crescente compreensão da interconexão entre a água, a segurança, o desenvolvimento sustentável e a paz mundial. A água, que é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, desempenha um papel crucial na estabilidade e prosperidade de comunidades, regiões e países inteiros.
 
Sitevip Internet