Quinta-feira, 23 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

CAPACITAÇÃO

Curso de Tecnologia do Som e da Luz ofertado pela Seciteci encerra atividades com aulas práticas

Com mais de 700 inscritos, a iniciativa tem o objetivo de formar profissionais que atendam a demanda cultural no Estado

Curso de Tecnologia do Som e da Luz ofertado pela Seciteci encerra atividades com aulas práticas

O evento ocorreu às 13h, na Sala Anderson Flores do Cine Teatro Cuiabá

Foto: Seciteci-MT

O curso “Tecnologia do Som e da Luz”, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), concluiu suas atividades nesta segunda-feira (11.03), com aulas práticas.  O evento ocorreu às 13h, na Sala Anderson Flores, do Cine Teatro Cuiabá, e também contou com a palestra “Motivação e Tecnologia nas Poéticas Contemporâneas”, da superintendente do Teatro Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa, Dani Paula.

A qualificação, ofertada em parceria com o Instituto Brasil e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), recebeu a inscrição de mais de 700 alunos, distribuídos em turmas nos municípios de Barra do Bugres, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres e em Cuiabá. Desse total, 265 profissionais já estão aptos para atuar no mercado de trabalho.

O curso tem como objetivo potencializar a formação de trabalhadores do setor cultural, visando atender a demanda crescente diante da abertura de diversos editais de fomento à cultura no Estado. 

Durante os seis dias de aulas, com um total de 56 horas de duração, o curso ofereceu a oportunidade dos participantes desenvolverem habilidades para atuação nos setores mais dinâmicos da indústria cultural, que são o audiovisual, a música e o design.

“Esse curso teve uma importância enorme para o Estado, porque pudemos constatar uma grande procura de profissionais técnicos de som e luz em Mato Grosso. Com a formação, geramos novas oportunidades para Cuiabá e outras quatro cidades”, destacou a presidente do Instituto Brasil, Clair Velozo.

Conforme a diretora de produção do Instituto Brasil, Elaine Santos, Barra do Garças foi um dos municípios com alta demanda, com 78 alunos em sala de aula. “Diagnosticamos que, assim como em Barra do Garças, existe uma demanda muito grande no interior de Mato Grosso, e compreendemos que, se buscarmos atender somente o ramo mais popular do entretenimento, acabamos deixando uma parcela orfã, como as igrejas e escolas de balé, que também necessitam entender o mínimo que seja para dar conta do seu trabalho que muitas vezes não é tão visado”, observou a diretora.

A formação também contou com professores do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), e grandes nomes, como o professor Renato Muñoz, que já trabalhou com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Marisa Monte, e o mestre João Vicente, que atua há 24 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor. Ele também é técnico de gravação, mixagem e masterização.

Durante a aula prática, os alunos estavam ansiosos para operar os equipamentos. Mariana Borealis é cantora, compositora, sonoplastia pela MT Escola de Teatro e foi uma das primeiras a participar.

“Tive a oportunidade de fazer esse curso que agregou muitos conhecimentos de parte técnica desse universo que é complexo, extenso, mas que através das aulas se transformou em uma experiência didática e prática, abrindo nossa mente e consciência para que a gente pudesse se inteirar cada vez mais”, afirmou.

Fonte:
https://www.secitec.mt.gov.br/-/atividades-pr%C3%A1ticas-marcam-encerramento-do-curso-da-tecnologia-do-som-e-da-luz
 
Sitevip Internet