Quinta-feira, 23 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Banda de escola estadual de MT viaja ao Rio de Janeiro para competição de fanfarras

Banda de escola estadual de MT viaja ao Rio de Janeiro para competição de fanfarras

Foto: Assessoria

A Banda Marcial da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, em Cuiabá, embarca nesta quinta-feira (23) para Silva Jardim, no Rio de Janeiro. O corpo musical composto por 50 estudantes vão participar do 3º Concurso de Bandas e Fanfarras, neste sábado e domingo (25 e 26.11). O evento vai reunir cerca de 5 mil estudantes dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Acre, além de Mato Grosso.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT) está apoiando a banda com logística e recurso financeiro para que represente a Rede Estadual de Ensino no evento nacional.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o concurso em Silva Jardim é uma importante competição que reúne grupos de todo o país, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento dos participantes. “Além disso, também visa valorizar a cultura e a arte das bandas e fanfarras, incentivando a prática musical nas escolas”.

Segundo o secretário, a Seduc entende a importância de incentivar a participação de seus estudantes em eventos que contribuem para o desenvolvimento artístico e cultural dos jovens. “As ações artísticas-pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede faz parte das políticas do Plano Educação 10 anos. Através do Projeto Educarte, fomenta o ensino e a aprendizagem de música nas escolas, em especial de bandas e fanfarras”.

O Educarte se modela na valorização da estética, da sensibilidade, da cultura e dos valores artísticos pertinentes ao capital cultural dos estudantes. Isso proporciona um ambiente escolar acolhedor e um forte sentimento de pertencimento a todos os atores envolvidos na educação.

Já são 105 Unidades Escolares em plena atividade artístico-pedagógica em Projeto Educarte e, com isso, a Seduc reforça o compromisso de incentivar e apoiar a prática musical nas escolas, valorizando o talento e a dedicação dos jovens músicos de Mato Grosso.
 
A Banda da EE André Avelino Ribeiro é composta por  50 estudantes
“Estamos ampliando gradativamente o Educarte, pois, por meio da performance musical coletiva, esta ação desempenha um papel extremamente relevante na formação cultural, social e intelectual dos nossos estudantes auxiliando-os no processo de ensino-aprendizagem”, acrescentou Alan.

Neste ano foram entregues 70 kits banda para escolas localizadas em todas as regiões.

De acordo com o coordenador do Projeto Educarte, professor Alex Teixeira, os novos instrumentos vão contribuir com abertura de mais vagas nas bandas e deixa-las mais equipadas para o 1º Festival de Bandas e Fanfarras que a Seduc está planejando para acontecer em 2024.

A banda

Os estudantes que compõem a Banda Marcial da Escola Estadual André Avelino Ribeiro aprendem a tocar instrumentos de percussão e sopro, através de partitura, de técnica instrumental e de performance musical coletiva. Além disso, o corpo coreográfico compõe a performance artística da banda com movimentos sincronizados às sonoridades da percussão e dos instrumentos de sopro.

Em setembro, a banda da ‘André Avelino’ foi campeão da 7ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, em Sorriso, conquistando vários troféus: 1º lugar Corpo Musical de banda marcial, 1º lugar Corpo Musical de grupo de percussão sinfônico, 2º lugar de Regência, 3º lugar de Corpo coreográfico, 2º lugar de Baliza e o 3° lugar de Comandante Mór.

“Em Silva Jardim, o objetivo é trazer para Mato Grosso um dos troféus de 1º, 2º e ou 3° lugar. Estamos preparados para os quesitos que serão avaliados e premiados, como corpo musical, corpo coreográfico, pavilhão nacional, regente mor, baliza feminino, baliza masculino e regência”, finalizou o professor e regente da banda Lueder Bruno.
 
Sitevip Internet