Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Estudante da rede estadual relata experiência de intercâmbio na Inglaterra: “Oportunidade única”

A experiência vivida pelo estudante da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, em Cuiabá, Josué Dias Maciel, durante o intercâmbio realizado na Inglaterra em agosto deste ano, pelo Programa MT no Mundo, custeado pelo Governo de Mato Grosso, foi contada no episódio do podcast Conecta Jovem, que foi ao ar nessa terça-feira (07.11). 

Ele contou como foi estudar inglês e conhecer a cultura europeia durante os 21 dias em que passou na Inglaterra, junto com outros 99 estudantes da rede estadual de ensino.

Na conversa com os apresentadores Israel Prates e Katharina Yamashita, Josué afirmou que o programa foi uma oportunidade especial na vida dele e que surpreendeu as pessoas à sua volta.

“Foi uma experiência maravilhosa, é algo que não esperava. Como o secretário Alan Porto falou, ninguém da rede pública estadual esperaria ir para outro país para aprender uma língua nova, estudar, fazer intensivo de inglês. Muitas pessoas falaram que é só para inglês ver. Então, quando aconteceu, eu fiquei muito entusiasmado, muito feliz, porque é uma oportunidade única”, afirma o estudante.

Em contrapartida, o estudante mato-grossense teve a oportunidade de apresentar a fauna e flora mato-grossense para os alunos e professores da Universidade de Cambridge.

“A gente começou a ficar bem ansioso, estudava todo dia para não errar lá na hora, mas foi bem tranquilo. Nós ficamos com estudantes da Universidade de Cambridge e com alguns professores para apresentar sobre a nossa fauna e flora do Pantanal. Foi um momento especial para a gente”, relatou Josué, que fez parte da primeira turma de intercâmbio. 

O Governo do Estado já divulgou edital para a seleção da próxima turma que terá oportunidade de estudar fora do país, em 2024. As inscrições para participar do programa serão abertas nos próximos dias. 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também participou da conversa. Ele comparou a estrutura da educação estadual com a de instituições particulares e destacou a meta de tornar o ensino público estadual entre os cinco melhores do Brasil nos próximos 10 anos.


* Sob a supervisão de Pollyana Araújo
 
Sitevip Internet