Sábado, 20 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Últimas

Intermat participa de evento da ONU sobre cartografia urbana nesta quarta-feira (25)

Intermat participa de evento da ONU sobre cartografia urbana nesta quarta-feira (25)

Foto: Intermat

O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) participa nesta quarta-feira (25.10) do Circuito Urbano 2023, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é realizado em português e espanhol, nas modalidades presencial, virtual e híbrida, é gratuito e será transmitido pelo YouTube.

Todos os anos, durante todo o mês de outubro, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estimula que países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições debatam como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Por isso, o mês é conhecido globalmente como Outubro Urbano. O período se inicia oficialmente com o Dia Mundial do Habitat, na primeira segunda-feira do mês, e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro. 

O evento vai abordar também a base cartográfica urbana dos municípios de Mato Grosso. Além da apresentação amostral para alguns municípios, serão discutidos formas de avançar na atualização e superação dos problemas encontrados pelas prefeituras em relação ao tema.

No painel “Base Cartográfica Urbana - Como está na sua cidade?”, participam a diretora de Cartografia e Acervo Fundiário, Bruna Cecconello, e o analista fundiário Giovanni Leão Ormond. 

Circuito Urbano 

Em cinco edições, o Circuito Urbano já apoiou mais de 750 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano. Em 2022, os eventos reuniram 25 mil visualizações e cerca de 13 mil espectadores. Foram 183 eventos com 212 pessoas atuando como moderadoras e 815 como painelistas. Os eventos engajaram cerca de mil pessoas nos debates.

Em 2023, a sexta edição do Circuito Urbano será centrada no tema “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global” e os eventos podera~o ser relacionados a quatro linhas tema´ticas: Planejamento urbano integrado; Financiamento e investimento; Inclusão social e econômica; Economia circular.

 
Sitevip Internet