Quinta-feira, 23 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Escola Técnica Estadual forma profissionais da Enfermagem em Rondonópolis

Escola Técnica Estadual forma profissionais da Enfermagem em Rondonópolis

A diretora Leila Aoyama foi a responsável por mediar a cerimônia e conferir o grau técnico para os formandos.

Foto: Marcos Salesse | Seciteci-MT

”Desde criança eu sempre dizia que atuaria na área da saúde, sempre tive muita vontade de lidar com essa parte”, contou Solange Soares, de 42 anos, uma das 28 estudantes que concluíram o curso Técnico de Enfermagem, na noite desta quinta-feira (19.10), em Rondonópolis (218 km de Cuiabá). Aluna da Escola Técnica Estadual, Solange participou da cerimônia de colação de grau, realizada no auditório da Câmara Municipal. 

Segundo Solange, o sonho de infância acabou ficando de lado quando precisou se dedicar a outras tarefas. Entretanto, com incentivo do filho, a agora técnica em enfermagem se inscreveu no processo seletivo da ETE Rondonópolis, foi aprovada e conseguiu concluir a formação para atuar profissionalmente na área que sempre desejou. 

“Em um certo momento, meu filho me contou sobre um processo seletivo para um curso técnico na escola e disse: ‘mãe, essa sempre foi a vontade da senhora e chegou a hora’. Foi quando eu fiz o seletivo, fui selecionada e comecei a estudar. Então, ter a oportunidade de fazer esse curso foi a realização de um sonho”, contou Solange. 

Assim como ela, o técnico Rodrigo Ramos, de 31 anos, também cresceu com o interesse em atuar na área da saúde. O sonho, entretanto, esbarrou nas dificuldades financeiras para arcar com um curso em uma instituição privada. A oportunidade de estudar na Escola Técnica Estadual possibilitou, segundo ele, a oportunidade de voltar a se dedicar à área com a qual sempre sonhou. 

“Tive um problema com o meu Fies e, na época, eu tinha que escolher entre bancar a minha casa ou a faculdade, e eu optei pela casa. Quando surgiu a oportunidade de estudar na escola do Estado, decidi ir. Estar me formando agora é motivo de orgulho para mim e meus pais”, compartilhou o estudante. 

Para a diretora da ETE Rondonópolis, Leila Aoyama, a formatura consagra uma importante caminhada para os técnicos e para a saúde de Rondonópolis. Também professora da área da Enfermagem, Leila destacou que os estudantes são reconhecidos como referência na região por conta da qualidade do ensino oferecido. 

“A Escola está em festa. Para Rondonópolis, essa conclusão é muito importante, pois o próprio município reconhece a qualidade do ensino da nossa escola. Esses novos profissionais vão fazer uma grande diferença para a nossa cidade”, disse a diretora.

O curso foi ofertado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e visa atender a grande demanda de profissionais da área da saúde. Durante as aulas, os estudantes tiveram aulas teóricas, práticas e também realizaram o estágio obrigatório, como determina o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT). 

A técnica Solange Soares durante a leitura de uma das homenagens para a turma de formandos. | Marcos Salesse (Seciteci-MT)

Além de celebrar a conclusão do curso, Solange Soares também comemora as oportunidades de emprego que passou a ter após iniciar sua formação. Já próximo da finalização do curso, a técnica foi contratada pela empresa em que prestava estágio. 

”Eu já estou atuando. Entrei em uma unidade como estágio voluntário, trabalhei lá por um mês e depois já fui para estágio remunerado. Depois, agora em agosto eu já fui contratada, e sou apaixonada pela área que escolhi”, concluiu a estudante. 

A cerimônia de colação de grau contou com a presença do superintendente de Educação Profissional da Seciteci, Endrigo Antunes, e de toda a equipe de apoio técnico e pedagógico da ETE Rondonópolis. 
 
Sitevip Internet