Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Produção industrial de Mato Grosso cresce 5,9% na variação dos últimos 12 meses

Produção industrial de Mato Grosso cresce 5,9% na variação dos últimos 12 meses

Foto: Comunicação Sistema Fiemt

Estado também registrou alta de 5,4% na comparação entre os meses de julho desse ano e de 2022

 

 

A produção industrial de Mato Grosso cresceu 5,9% na variação acumulada nos últimos 12 meses, sendo o melhor desempenho do país. As indústrias do estado também registraram alta de 5,4% em julho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) copilados pelo Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) mostram que o setor teve o quarto melhor desempenho do país, atrás somente do Rio Grande do Norte (50,7%), Espírito Santo (31,7%) e Pernambuco (8,9%). Por outro lado, a média nacional apontou recuo de 1,1%.


O resultado positivo foi novamente graças ao desempenho dos setores de produtos alimentícios (que inclui produtos derivados de soja, carnes de bovinos, aves e suínos frescas ou refrigeradas), cuja alta foi de 10,7% quando comparado com o mesmo mês de 2022.
 

“A indústria de alimentos se mantém aquecida. O aumento do consumo interno e a abertura de novos mercados para a proteína animal mato-grossense contribuíram com esse crescimento”, destaca a superintendente da Fiemt, Fernanda Campos.


Outro setor que se manteve em crescimento, de 1,29 pontos percentuais, foi o de produtos químicos (fertilizantes minerais ou químicos das fórmulas npk). Os demais segmentos demonstram queda na produção industrial.  


Comparando o mês de julho com o mês imediatamente anterior, a produção industrial teve recuo de 1,3%, o que não compromete o saldo positivo do acumulado do ano na indústria em Mato Grosso.

 
Sitevip Internet