Quinta-feira, 23 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Escola Técnica Estadual de Sinop forma 28 novos profissionais em diferentes áreas

Escola Técnica Estadual de Sinop forma 28 novos profissionais em diferentes áreas

Turma de Logística após a entrega dos diplomas na cerimônia de Colocação de Grau.

Foto: Marcos Salesse | Seciteci-MT

"Sinto que o curso ajudou no meu desenvolvimento profissional", disse Johnny Clayton Salvador, de 34 anos, aluno do curso de técnico em logística da Escola Técnica Estadual de Sinop. O profissional é um dos 28 alunos formados na noite desta quinta-feira (31.08). Ao todo três cursos foram finalizados: agricultura, agropecuária e logística. 

Os cursos foram ofertados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e tiveram aproximadamente dois anos de duração. Durante o período de formação, os alunos tiveram aulas práticas, teóricas e também realizaram diversas visitas técnicas aplicadas às respectivas áreas de estudos. 

"Escolhi o curso porque hoje já atuo na área, no setor de compras, e acredito que ter um conhecimento a mais é sempre uma bagagem extra. Durante o curso, nós tivemos práticas de logística reversa, e vários outros assuntos que nos trouxeram um conhecimento maior sobre a área", disse o novo técnico em Logística. 

Assim como Johnny, outros formandos também tiveram o curso como uma oportunidade para alavancar a carreira profissional. Esse é o caso do Darlei Vinicius Bones Rosa, de 28 anos, formado no curso de Agropecuária. Já atuando na área da elétrica, o novo técnico encontrou na Escola Técnica uma oportunidade para transformar sua carreira profissional.


Darlei durante a cerimônia de colação de grau realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop. | Foto: Marcos Salesse/Seciteci-MT

“Escolhi esse curso em busca de conhecimentos na área agrária. Como o mercado cresce bastante na nossa região, vi que tem uma defasagem muito grande de mão de obra nessa área, então resolvi articular em cima desse conhecimento, aí eu conheci a escola e hoje estou me formando", contou Darlei. 

Natural do Rio Grande do Sul, o profissional afirmou ainda que para além dos conhecimentos adquiridos, também encontrou na Escola a possibilidade de se sentir acolhido. Foi durante o período de aulas que Darlei formou laços de amizade que segue levando para a vida. 

"É gratificante concluir o curso porque me senti muito acolhido, fiz muitas amizades por aqui, inclusive com os professores. Agora que dei esse primeiro passo, me sinto preparado para ingressar na área que me formei. Vejo que a Escola fez o máximo para que nós, alunos, pudéssemos nos aprofundar nesse conhecimento e deu certo", compartilhou o estudante. 

Com a formatura em Sinop, já são mais de 80 novos profissionais formados pelas Escolas Técnicas Estaduais nas áreas de Turismo, Administração, Agricultura, Agropecuária e Logística apenas no mês de agosto. 

Para o servidor da Seciteci Endrigo Antunes Martins, que na cerimônia representou o secretário de Estado Allan Kardec, os números mostram o compromisso do Governo do Estado com a qualificação profissional. 

"Muitos já estão atuando no mercado de trabalho e o curso vem justamente para possibilitar que eles sigam atuando e também possam progredir na carreira. Isso mostra o quanto a Educação Profissional é transformadora e fundamental para o desenvolvimento do nosso estado", declarou Endrigo. 

Durante a cerimônia estiveram presentes o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, a secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra da Conceição Donato Ferreira, e a vereadora Professora Graciele. Também estavam presentes a diretora na Escola Técnica Estadual de Sinop, Ivanir Latanzi de Oliveira e todo o corpo técnico.

 
Sitevip Internet