Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Governo de MT entrega kits de higiene a estudantes de escolas estaduais

Governo de MT entrega kits de higiene a estudantes de escolas estaduais

Foto: Marcos Vergueiro

O Governo de Mato Grosso entregou, na tarde desta terça-feira (29.08), 715 kits de higiene escolar para todos os alunos da Escola Estadual Mariana Luiza Moreira, no bairro Tijucal, em Cuiabá. A unidade de ensino foi a primeira a receber os kits, que serão entregues a todos os estudantes matriculados nas 664 escolas da rede estadual.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembrou que ao todo 341 mil kits serão entregues nas unidades escolares e a ação faz parte das políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos. O Governo investe R$ 20,5 milhões.

"Isso prova que o Governo olha pra quem mais precisa e reconhece a política de bem-estar nas escolas. A ação visa estimular a prática de higiene pessoal e a qualidade de ensino dos estudantes, já que muitas estudantes costumam faltar às aulas no período menstrual por não ter o absorvente para conter o fluxo menstrual", disse o secretário.

Os itens que compõem o kit de higiene são: 01 escova dental, 01 creme dental-Gel (70 gramas), 01 enxaguante bucal líquido (250 ml), 01 enxaguante bucal spray-líquido (30 ml), 24 absorventes descartáveis, 01 cartilha interativa sobre a utilização e a embalagem.

A entrega contou com a presença da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que reforçou e parabenizou o trabalho que a Seduc tem feito nos últimos anos. "São tantos investimentos que o Governo tem realizado através da Seduc, com infra-estrutura, uniforme escolar, chromebook e, agora, o kit higiene escolar. É muito gratificante chegar na escola e ver a felicidade das crianças, isso significa que elas se sentem bem no ambiente escolar", ressaltou.

O diretor da escola, Mauricio Macari, destacou que os kits agregam muito no aprendizado dos estudantes. "Muitos deles não tem condições de bancar nem mesmo o alimento dentro de casa, e sentem vergonha de ir para a escola por não terem itens para fazerem uma boa higiene bucal, como a pasta de dente e até mesmo o absorvente, no caso das meninas. Esse Governo tem cuidado e olhado para essas crianças e jovens mais carentes", disse.

A estudante Aline Campos foi uma das beneficiadas com o kit e disse que agora vai se sentir mais confiante e segura em frequentar a escola, já que poderá fazer a higiene pessoal de forma adequada todos os dias. "Muitos de nós não temos condições de comprar o mínimo, que é uma pasta dental e o absorvente. Esses kits com certeza vão ajudar muito", ressaltou.

Maria Fernanda, aluna do 9º ano da escola, agradeceu a iniciativa do Estado e disse que tem orgulho em ser uma das beneficiadas. Já Rayane Vitória, também estudante contemplada, disse que é importante as alunas terem um kit na bolsa, já que muitas das vezes quando ocorre o fluxo menstrual, muitas delas não estão preparadas e tendo o produto em mãos sentem segurança em ir para sala de aula. "Muitas vezes faltamos aula porque não temos esse item, que é essencial para nossa higiene pessoal".
 
 
Sitevip Internet