Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Intercâmbio musical: Professores de Lucas do Rio Verde participam de formação promovida pelo Sesi MT

A iniciativa faz parte de uma jornada que promete ecoar harmonias e fortalecer ainda mais o cenário cultural da região

 

 

 

​​​Vinte professores de música da Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde deram o primeiro passo rumo a uma melodia enriquecedora. Reunidos em Cuiabá, eles participaram do encontro presencial da formação "Explorando a Intercâmbio Musical - abordagens integradas para o desenvolvimento da orquestra jovem". Promovida pela Gerência de Inovação Social do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), a iniciativa faz parte de uma jornada que promete ecoar harmonias e fortalecer ainda mais o cenário musical da região.

 

Fernando Pereira, gerente de Inovação Social, destaca que a proposta da capacitação foi construída com base em um diagnóstico da maturidade técnica dos professores da prefeitura, em relação à criação e execução de uma orquestra no município. “Com isso, desenvolvemos uma série de formações dedicadas aos docentes, visando requalificá-los para esse objetivo específico”.

 

O foco é ampliar as competências pedagógicas dos profissionais. Além disso, visa aprofundar o conhecimento sobre técnicas de ensino musical eficazes, explorar abordagens criativas para envolver os alunos no processo de aprendizado musical, e estimular a troca de experiências e networking entre os profissionais da área.

 

Claretiano), Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea e Doutor em Culturas Populares; e Fábio Moreira, técnico em Piano e Licenciatura em Música.

 

Rodrigo Fernandes, Coordenador Pedagógico a Secretaria de Cultura, enfatiza a importância desse encontro como o primeiro passo para uma transformação metodológica nas oficinas e para a montagem da orquestra jovem de Lucas do Rio Verde. “Esse processo teve início com a identificação e construção de análises técnicas, e a formação é um marco essencial nesse percurso”.

 

Para Josué Santos, professor de percussão, representa uma oportunidade de trocar experiências. “É o momento de aprender com aqueles que já têm conhecimento acumulado e aplicar o aprendizado para melhorar o ambiente de ensino e a realidade da próxima geração na nossa cidade, proporcionando experiências enriquecedoras para os alunos e a comunidade como um todo”.

 

 
Sitevip Internet