Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Projeto inicia nova turma sem registro de reincidência até o momento

Projeto inicia nova turma sem registro de reincidência até o momento

Foto: Divulgação

Das 24 reeducandas que participaram da primeira turma do Projeto Reconstruindo Sonhos na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, em Cuiabá, 11 já estão em liberdade. O projeto foi concluído há mais de um ano e não houve reincidência, até o momento. Nesta segunda-feira (21), o Reconstruindo Sonhos iniciou uma nova turma naquela unidade com a participação de 23 mulheres. 
No evento de abertura, a diretora da unidade prisional, Jaquelina Aparecida Santi,  destacou que os resultados do projeto são visíveis. Além da mudança de comportamento entre as participantes da primeira turma, ela enfatiza a forma como elas são preparadas para receber o curso profissionalizante. 
“As mulheres que estão aqui enfrentam muitos problemas. A primeira etapa do Reconstruindo Sonhos foi essencial para que elas se preparassem para começar os cursos de Jardinagem e Cabelereira. Quem veio para ensinar, já recebeu um público diferenciado”, enfatizou. 
O presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles, também reforçou a importância da preparação do caminho para que as reeducandas possam receber a qualificação profissional. Ele lembrou os quatro pilares da ressocialização: trabalho, ensino, religião e a família. 
O coordenador executivo do Conselho da Comunidade de Execução Penal de Cuiabá (Concep), Marco Augusto de Almeida, afirmou que a entidade ficará responsável pela segunda etapa do Reconstruindo Sonhos na unidade. Ele adiantou às reeducandas que serão oferecidos dois cursos: um de empreendedorismo e o outro de fabricação de bolsas. A ideia é que ao fim do curso seja realizada uma exposição para apresentação e venda dos produtos à sociedade. 
Dividido em duas etapas, o projeto começa com a realização de 12 encontros, que ocorrem uma vez por semana e abordam temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros. Terminada essa fase, o projeto segue com a oferta de cursos profissionalizantes. 


 
 
Sitevip Internet