Quarta-feira, 29 de maio de 2024
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Seduc oferece formação continuada para fortalecer processo de ensino e aprendizagem na Educação Especial

Seduc oferece formação continuada para fortalecer processo de ensino e aprendizagem na Educação Especial

Foto: Harleid Claiton

Com objetivo de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem e o direito à educação de qualidade ao Público Alvo da Educação Especial (Paede), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) oferece nos dias 14 e 15 de agosto o 3º seminário de Atendimento Educacional Especializado, na Faculdade de Tecnologia Senai-MT. A expectativa é que 500 professores atribuídos na Sala de Recursos Multifuncionais participem da formação. A coordenadora de Educação Especial, Paula Cunha, explicou a formação docente para atendimento à demanda pedagógica de pessoas com deficiência é apontada por vários atores do processo educativo como uma das dificuldades mais significativas para a efetivação do processo de inclusão nas unidades de ensino, e o curso vem para preencher essa lacuna. “O curso contribui com a formação teórico-prática dos professores que são atribuídos na Sala de Recursos Multifuncionais. Este seminário terá o objetivo de fomentar as discussões sobre Atendimento Educacional Especializado, aprimorando as habilidades, possibilitando o aprendizado de novas e diferentes práticas com a instrução de profissionais qualificados pela ciência, pesquisa e extensão”, pontuou. O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que o atendimento educacional especializado é um importante instrumento para efetividade da inclusão, pois, o professor poderá identificar as necessidades e potencialidades específicas de cada estudante com deficiência e orientar os envolvidos para a superação de obstáculos que possam dificultar o acesso, permanência e sucesso escolar de cada estudante. “A formação continuada dos professores é estruturada por cursos propostos na perspectiva do desenvolvimento profissional docente e visa atender as necessidades de melhoria de aprendizagem dos estudantes, identificadas a partir dos resultados de avaliações internas e externas e no seu desempenho na rotina escola”, finaliza.
 
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