Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Estudante da UFMT é premiado em Festival Audiovisual Latino

Estudante da UFMT é premiado em Festival Audiovisual Latino

Uri Bezerra ganhou o prêmio de melhor documentário no FALA São Chico

Foto: Divulgação

Com apenas 20 anos de idade e cursando o segundo semestre do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFMT, o estudante Uri Bezerra foi o único representante mato-grossense no Festival com o curta "Esquecimento" (2023, MT, 7'), selecionado para a Mostra Infantojuvenil do II Festival Audiovisual Latino-Americano de Documentários, FALA São Chico. O II FALA São Chico ocorreu em São Francisco do Sul, cidade histórica no norte de Santa Catarina. Considerada como uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1658, São Chico abrigou a última edição do festival de cinema.

"Esquecimento" retrata um momento singelo e único entre o realizador e seu irmão pequeno, abordando temas como infância, memória e amor fraterno. O filme foi exibido em oito sessões realizadas na escola pública de São Francisco do Sul, a EEB Professor Nicola Baptista, na Praia da Enseada, para um público de crianças, adolescentes e adultos.

 

Uri foi agraciado com o prêmio de melhor filme infantojuvenil pelo júri oficial do II Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2023. “O que me trouxe ao Festival foi um sonho. Ver as crianças gostando do meu trabalho, foi uma das melhores coisas que me aconteceu”, ressalta Uri, que acompanhou a sessão junto ao público do 1º ao 5º anos,  mesma faixa etária de seu irmão mais novo, retratado no filme.

Filme também estará presente na Maual

Premiado já em sua primeira participação em festivais e abrindo com 'chave de ouro' a carreira do jovem realizador Uri Bezerra, "Esquecimento" também foi inscrito em outras mostras audiovisuais, como a 22a MAUAL, principal vitrine de exibição da produção audiovisual universitária e independente de Mato Grosso, que será realizada de 27 de setembro a 01 de outubro de 2023 no Teatro da UFMT.

“Esse prêmio é da minha família, da minha cidade, do meu estado, minha universidade e do meu irmão Miguel. Eu juro que não imaginava receber um prêmio assim tão cedo”, comemorou Uri Bezerra, ao lado do pai no palco. A participação de estudantes dos cursos de Radialismo e de Cinema e Audiovisual em Mostras e Festivais têm revelado uma importante força produtiva e criativa do audiovisual universitário em MT.

Com a implementação do bacharelado em Cinema e Audiovisual em 2018, essa produção ganhou propulsão, que se reflete na crescente presença universitária em Mostras e Festivais. "A difusão é um dos pilares do processo audiovisual e esperamos que cada vez mais trabalhos que têm alguma conexão com o Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT possam encontrar diferentes janelas de exibição. Além de parabenizar Uri pela premiação, queremos saudar esse gesto importante que ele fez ao inscrever o curta nesse Festival de abrangência internacional. Isso permite que o trabalho circule, encontre novos públicos e crie conexões para projetos futuros", disse o coordenador do curso, professor Diego Baraldi.

 
Sitevip Internet