Quarta-feira, 29 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Seduc e Pantanal Shopping promovem ação com 600 estudantes da Rede Estadual

Seduc e Pantanal Shopping promovem ação com 600 estudantes da Rede Estadual

Foto: Assessoria

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) firmou parceria com o Pantanal Shopping e com o projeto Guerreiros da Amazônia, para uma semana de eventos em Cuiabá. Eles ocorrerão de 5 a 9 de junho, nas dependências do shopping, com a participação de 600 estudantes da Rede Estadual de Ensino.

“Proporcionamos o transporte dos estudantes para que eles possam ir ao evento e voltar de forma segura às suas escolas. Ações como essa, que despertam a consciência de preservação e de cidadania, são fundamentais para crianças e jovens. Reforça o que a Rede Estadual já ensina sobre cuidar, preservar e a manter o equilíbrio entre as pessoas e os recursos naturais”, avaliou Alan Porto, secretário de Estado de Educação.

Os primeiros encontros aconteceram nesta segunda-feira, com o primeiro grupo de 200 estudantes participando de uma sessão de cinema e um bate papo com o escritor e ativista ambiental, Ronaldo Barcelos, autor da trilogia ‘Guerreiros da Amazônia’. Na sequência, os estudantes visitaram uma exposição de fotos e ilustrações com a história dos 25 anos dos Guerreiros da Amazônia.

Na ocasião, Barcelos fez uma doação de 400 exemplares de Guerreiros da Amazônia e 600 capas de super-herói para a Seduc, que vai viabilizar a entrega para as escolas. Esta é a primeira vez que a trilogia literária infanto-juvenil é apresentada em Mato Grosso. “Narra a saga de jovens com superpoderes e a grande missão de combater os vilões que devastam a maior floresta tropical do mundo”, destaca o autor.

Na visão dele, personagens apresentados como heróis conseguem aproximar a Amazônia do coração das crianças e cumprem o papel de colaborar na educação básica e valorização dos professores. “O projeto cumpre o importante papel de difundir, divertir, educar e impactar milhões de crianças”, completa.

“Estamos unindo aspectos de extrema importância como a educação e a sustentabilidade, que despertam para a importância da formação das crianças e adolescentes como cidadãos conscientes do seu papel na sociedade”, disse o superintendente do centro comercial, Cesar Moraes.

A trilogia

Na Amazônia existe uma história contada por caciques de geração em geração, que, para os indígenas mais novos, não passa de uma lenda. A lenda Amazon! Há 500 anos, com a invasão das Américas e a percepção de que seria impossível vencer o homem branco com suas armas, embarcações e cavalos, os caciques da Amazônia se reuniram e decidiram enviar para um local secreto da floresta, representantes de todas as etnias.

Eles viveram isolados por muitos e muitos anos em harmonia com a natureza e catalogaram todo o conhecimento no Livro Sagrado. Com isso, os Seres da Floresta os presentearam com a “Flor do Sol”, um cristal mágico que gerou dez armaduras com poderes de animais da região.

O Dr. Zach, o vilão da história, grande devastador e explorador ilegal da floresta, tomou conhecimento da lenda Amazon e, com a intenção de ficar rico e dominar o mundo, iniciou uma busca insana para encontrar a cidade secreta, roubar o Livro Sagrado e a Flor do Sol. O livro começa com uma corrida contra o tempo para salvar a floresta da devastação.
 
Sitevip Internet