Segunda-feira, 20 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Belezas de Mato Grosso e do Mundo

PANTANAL

Cavalo pantaneiro, o autêntico cavalo brasileiro

Cavalo pantaneiro, o autêntico cavalo brasileiro

Foto: Amaury Santos

O Cavalo Pantaneiro, é um animal bastante utilizado para a lida diária com o gado e é muito importante na região da Planície Pantaneira. A raça é conhecida por ser resiliente, ele tem aptidão e reúne as principais características de um cavalo de sela. O andar é o trote, macio e confortável, com tração predominantemente dianteira. Muito resistente, o cavalo pantaneiro até parece que foi moldado, para resistir às condições ambientais do Bioma Pantanal.

O Cavalo Pantaneiro se originou na época da colonização do país, com a chegada dos cavalos ibéricos, a partir da cruza desses cavalos com o Crioulo Argentino e com o Cavalo Paulista. São cavalos essenciais para os moradores do Pantanal, pois ajudam no trabalho com o gado corte que é uma das principais atividades da região. A região do Pantanal encheu-se de manadas de cavalos principalmente, por consequência das distâncias e dificuldades de comunicação entre essa zona e o litoral esses animais ficaram isolados durante anos. A raça é fruto da seleção natural, que os fez sobreviver e se adaptar muito bem ao ambiente hostil em que vivem.



Hoje eles já fazem parte da paisagem do Pantanal, seja comandando grandes comitivas de peões e boiadas, ou simplesmente na lida diária, onde ora é muita água, ora é muita seca. além de outros inconvenientes, como altas temperaturas, insetos, predadores, entre outros fatores.

Este animal é considerado esperto, de porte elegante, apresenta muita força, velocidade e flexibilidade. Mas a resistência é o que mais se destaca nos pantaneiros. Apesar de toda essa força e agilidade, depois de domados são muito dóceis. A resistência é um fator muito importante para esses cavalos que durante a seca andam consideráveis distâncias para se hidratarem, já na época das chuvas, ficam cerca de 4 meses com as patas imersas na água. Com isso seus cascos se mostram muito resistentes também já que não sofrem danos por ficarem debaixo d’água durante tanto tempo.

 
Sitevip Internet